Charuto avalia primeiros meses jogando na Europa: “Ficar sozinho em outro país foi a parte mais difícil”

Atleta cita conquistas, desafios ao mudar de continente e projeção para próxima temporada

• Atualizado 5 horas atrás.

Artilheiro comentou sobre sua trajetória na Espanha (Foto: Divulgação)

O pivô campo-alegrense Charles Henrique da Silva, o Charuto, encerrou sua primeira temporada no futsal europeu com saldo positivo e grandes aprendizados. Defendendo o Palma Futsal, da Espanha, o pivô foi campeão da UEFA Futsal Champions League 2024/2025, chegou à final da Copa da Espanha e alcançou as semifinais da Liga Nacional — desempenho que reforça o protagonismo do clube, considerado hoje o melhor do mundo na modalidade.

Apesar do título e das experiências, Charuto não esconde que a adaptação exigiu resiliência. “Foi uma temporada muito boa para o clube. Conquistamos dois títulos, jogamos uma Final Four da Champions e ficamos entre os quatro em todos os campeonatos. Já é uma trajetória vencedora”, resumiu o atleta.

Charuto desembarcou na Espanha no meio da temporada. A decisão pela mudança foi estratégica para a carreira, mas exigiu alguns compromissos. “Minha família teve que voltar ao Brasil por conta de documentos, escola da minha filha, e isso pesou. Ficar sozinho em outro país foi a parte mais difícil, mas meu objetivo era grande e estou feliz por ter dado esse passo”, afirmou.

Segundo o jogador, o processo de adaptação incluiu não só o idioma e a cultura, mas também o estilo de jogo e de treino. “A Liga Espanhola é muito diferente do que vivenciei no Brasil. Precisei me adaptar ao sistema tático, ao ritmo, às dinâmicas. Achei que seria mais fácil, mas não foi. Mesmo assim, conheci ginásios incríveis, cidades novas e realizei o sonho de disputar — e vencer — uma Champions League”, frisou.

Mentalidade
Na parte individual, Charuto admitiu que os minutos em quadra foram limitados. “Os dois companheiros de posição estavam em grande fase. Um brasileiro e o outro da seleção espanhola. Como cheguei com a temporada em andamento, tive menos espaço. Isso incomoda o atleta de alto rendimento, porque eu sempre trabalho para performar muito. Mas entendo que faz parte do processo”, explicou.

Apesar disso, o pivô ressaltou que viveu experiências intensas e se manteve firme. “Nunca foi fácil para mim. Sempre precisei lutar por cada espaço. Agora vou descansar, reencontrar minha família e depois focar em fazer uma temporada completa, desde a pré-temporada. Tenho certeza de que vou render o que estou acostumado: fazer gols e ser protagonista”, projetou.

Torcida
Durante todo esse processo, Charuto fez questão de manter contato com seus seguidores nas redes sociais, sempre relatando com sinceridade os altos e baixos da jornada europeia. “Agradeço de coração a todos que torceram por mim, de São Bento do Sul, Campo Alegre e toda a região. Recebi muitas mensagens e isso me deu força. Vou continuar representando nossa galera com muito orgulho”, compartilhou.


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Ilustração de uma carta preta, com o desenho do signo e da constelação de áries, com borda dourada e estrelas
DONA MARIA - Zuciane Peres (3)
Imagem de um homem com cabelo curto, usando uma camisa social azul, uma grava marrom listrada e um colete cinza sorrindo
zoofilia-joinville-3
acidente interior de são bento

Mais lidas

Abordagens boate
WhatsApp Image 2025-06-22 at 11.38
Balao-cai-em-Praia-Grande-no-Sul-de-SC-e-deixa-mortos-e-feridos-944x531
WhatsApp-Image-2025-01-03-at-14.50
acidente bairro brasília

Notícias relacionadas