Segunda-feira, 28 de abril de 2025

Celesc explica o motivo das quedas de energia em São Bento do Sul

Falta de luz em tempos curtos vem gerado dúvidas

• Atualizado 25 dias atrás.

Nos últimos dias, algumas quedas de energia têm gerado reclamação de moradores e comerciantes da região. Conforme relatos, apagões rápidos, de poucos segundos, foram identificados em alguns bairros de São Bento, entre eles o Rio Negro, Colonial, 25 de Julho e Schramm. No bairro Rio Negro, na madrugada do último domingo (30), o tempo de falta de energia foi ainda maior, onde residências ficaram algumas horas sem luz. Além disso, a Churrascaria Pinus não pôde abrir as portas no mesmo dia, devido à falta de energia.

Procurada pela reportagem, a regional da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), através do gerente Carlos Alberto Becker Junior, explicou que a principal causa desses apagões rápidos está relacionada à manutenção nas subestações de São Bento e de Rio Negrinho. “No domingo, tivemos essas manutenções resultando em rápidos desligamentos no início da manhã e final da tarde de domingo, afetando vários bairros. No entanto, esses desligamentos não apresentam risco para os equipamentos dos consumidores”, esclareceu.

Interrupções específicas
Sobre o caso da Churrascaria Pinus, Carlos explicou que a equipe identificou dois cabos rompidos no local, sem conseguir determinar a causa exata do problema. “O atendimento ao chamado ocorreu entre 10h50 e 12 horas, prejudicando o funcionamento do restaurante. Informo que esta foi a primeira falta de energia em 2024 para este estabelecimento. Além disso, no bairro Rio Negro, um isolador quebrado próximo ao restaurante Paulista foi a causa da falta de energia que atingiu 1.400 unidades consumidoras às 23 horas de sábado (29). Após manobras na rede, 1.033 unidades foram religadas em cerca de uma hora, mas 367 unidades permaneceram sem energia até as 3h23 da manhã, quando os reparos foram finalizados”, explicou.

Carlos ressaltou ainda que os eventos de falta de energia são casos isolados e que a Celesc está comprometida em solucionar quaisquer problemas rapidamente para minimizar o impacto na comunidade. Já em relação às outras manutenções programadas na subestação, que possam ocasionar esses desligamentos rápidos, não há nenhum trabalho programado para os próximos dias.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

sirene-pm-iml-igp-morte_12426-750x430
Casa-pega-fogo-apos-homem-armado-com-machado-invadir-imovel-em-SC-1-944x531
Acontece SC 1
Design sem nome (1)
notas de falecimento (1)

Mais lidas

WhatsApp Image 2024-08-29 at 16.49
Dom João 2
WhatsApp Image 2025-04-25 at 11.32
Morte moto site
pexels-cottonbro-10466266

Notícias relacionadas