A chef, empreendedora e criadora de conteúdo Elisa Moraz é a grande vencedora do episódio Doces sem lactose, da 11ª temporada do programa “Que Seja Doce”, exibido pelo GNT. Nascida em Porto União, Santa Catarina, Elisa é mãe de dois filhos — um menino e uma menina — e há sete anos vive na área rural de Joinville/SC, onde cultiva uma relação íntima com a natureza que inspira suas criações culinárias.
Há seis anos de carreira na gastronomia, Elisa é conhecida como “Elisa Cozinha”, tanto no universo digital quanto no cenário gastronômico nacional. Seu trabalho é reconhecido pela abordagem afetiva, sustentável e autêntica, evidenciando o poder da culinária como expressão de amor, vínculo familiar e respeito pela natureza. Seus pratos ganham cor, sabor e histórias com o uso inovador de PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), flores comestíveis e ingredientes locais, sempre privilegiando técnicas responsáveis e sustentáveis.
Trajetória marcada por paixão e superação
Elisa encontrou na cozinha uma forma de se reencontrar após o nascimento do segundo filho — foi ali que transformou a rotina em paixão e profissão. Trabalha atualmente com eventos, ministra aulas de culinária, desenvolve cardápios para restaurantes e atua ativamente como consultora. O carisma e o jeitinho prático para ensinar receitas fizeram dela referência nas redes sociais, onde compartilha vídeos, dicas e ideias que descomplicam o dia a dia de quem ama cozinhar.
Ao longo do reality “Que Seja Doce”, Elisa brilhou — trouxe para as provas receitas inovadoras, afetivas e inclusivas, sempre com um olhar atento para restrições alimentares e ingredientes regionais. Na apresentação do programa, emocionou os jurados ao preparar um rocambole com geleia de grumixama, fruto nativo da Mata Atlântica em extinção, e impressionou ao criar um bolo suíço de cenoura com amêndoas, sem glúten nem lactose.
Doce de leite sem lactose conquista os jurados
O ápice da disputa se deu na última prova, quando Elisa surpreendeu ao apresentar um doce de leite sem lactose, feito à base de castanha de caju, caramelo de açúcar, fava de baunilha, sal e óleo de coco. A textura e o sabor conquistaram unanimemente o júri, coroando sua trajetória no programa.
Com talento, autenticidade e uma conexão verdadeira com os ingredientes que vêm da terra, Elisa Moraz mostra que a culinária pode ser ferramenta de inclusão, afeto e respeito ao meio ambiente. Seu trabalho inspira quem deseja transformar a cozinha em espaço de expressão, sustentabilidade e amor à mesa.
“Que todos se sintam parte da refeição”, afirma Elisa, que defende a gastronomia afetiva e inclusiva como missão de vida.
Siga o trabalho de Elisa Cozinha nas redes sociais para se inspirar com receitas cheias de cor, sabor e significado: https://www.instagram.com/elisacozinha.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕