Thiago Garcia e Ildemara Wojakewicz dos Santos Cavalca Garcia embarcam no dia 16 de julho para uma nova aventura. O casal decidiu deixar São Bento do Sul para explorar diferentes culturas e lugares, aprender nova habilidades e também realizar trabalhos voluntários nas comunidades que encontrarem pelo caminho. “O que nos motivou foi a busca por uma vida com mais propósito”, afirma Thiago.
A intenção é viver uma vida mais simples, com menos burocracia e, claro, viajando. E esse desejo ficou muito mais evidente durante a pandemia da Covid-19. Os momentos difíceis e as perdas fizeram com que eles valorizassem mais o presente e a importância de ir ao encontro daquilo que realmente ressoe com seus valores e aspirações.
No ano passado, o plano começou a tomar forma. Num primeiro momento, o casal cogitou trabalhar na área da saúde, como médico e enfermeira, em navios de cruzeiros. No entanto, eles perceberam que a jornada seria exaustiva e não era isso que estavam procurando. Afinal, o objetivo é ter tempo de qualidade e oportunidades para desenvolver novas potencialidades.
Assim surgiu a ideia de manter-se em movimento, de sair completamente da zona de conforto. “Vamos viajar o mundo não como turistas, mas como viajantes. Queremos conhecer e fazer coisas diferentes”, explica o são-bentense.
Roteiro
O roteiro inicial engloba a Ásia. Antes disso, eles pretendem passar duas semanas no México e alguns dias nos Estados Unidos, neste caso para visitar amigos e familiares. Após essa parada, seguirão para o primeiro destino: Indonésia. Inclusive, já possuem um trabalho voluntário estabelecido no local, segundo Ildemara. “Vamos ensinar inglês para as crianças de uma comunidade”, conta.
Essa foi a forma encontrada pelo casal para dar uma finalidade a viagem e criar uma conexão genuína por onde passarem, além de baratear os custos, pois normalmente esse tipo de atividade oferece algo em troca, como alimentação ou hospedagem.
O casal não sabe ao certo quanto tempo irá permanecer no país. Eles não têm pressa. A rota, na verdade, foi feita para entender a parte financeira. Mas, a intenção é seguir também para Laos, Camboja, Vietnã, Mianmar, Tailândia, Singapura, Malásia, Filipinas, China, Sri Lanka, Índia e Nepal.
Ildemara explica que eles não querem retornar para São Bernardo, porém, nada impede que voltem ao Brasil em algum momento, se perceberem que a vida itinerante não era o que realmente desejavam. “Se amanhã quisermos voltar, está tudo bem, voltamos. Cada um faz o que quer, não tem certo ou errado, um padrão a seguir. É preciso fazer aquilo que vai ao encontro do que você acredita”, declara.
Acompanhe
Thiago e Ildemara também criaram uma página no Instagram e um canal no Youtube, titulados Coragem na Mochila. Eles pretendem alimentar as redes sociais durante esse processo de desconstrução, compartilhando suas experiências e inspirando outras pessoas a buscar uma vida mais autêntica e alinhada com seus valores.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕