Chegou um dos dias mais aguardados pelos fiéis da Paróquia Puríssimo Coração de Maria. Nesta sexta-feira (13), a partir das 19 horas, será uma noite especial, repleta de luzes, mas, principalmente, de muita fé, reflexão e história, com o “Cantando o Presépio”. O ato litúrgico, idealizado pelo pároco Luciano Toller, convida a comunidade a participar da montagem simbólica do presépio – uma das representações mais singelas do nascimento de Jesus – e a celebrar, em união, a chegada do Natal.
Este será o terceiro ano do “Cantando o Presépio” e, desta vez, algumas instituições da comunidade foram convidadas a levar uma peça do presépio: a Escola de Música Donaldo Ritzmann, a Sociedade Ginástica São Bento, o Hospital Sagrada Família, a Banda Treml, o Colégio Bom Jesus/São José, a Escola São Bento, a Banda Marcial Castelo Branco, além de autoridades municipais, como o prefeito Antonio Tomazini e a presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini.
Já quem terá a missão de levar o menino Jesus será Lucca Pscheidt, que foi escolhido como “Bentinho” na festa da padroeira. Durante o ato, nas laterais do corredor, estarão as pessoas que atuam na cozinha da paróquia durante os eventos, uma forma de homenageá-las pela dedicação e pelos serviços prestados à Matriz.
A cerimônia também contará com homenagens aos padres falecidos que dedicaram suas vidas ao sacerdócio e à Congregação do Sagrado Coração de Jesus. Para isso, familiares dos padres Affonso e Francisco Robl foram convidados a levar cruzes, relembrando seu legado de fé. O Grupo Folclórico Böhmerwald também participará, levando as luzes (lanternas). No final do ato litúrgico, outra tradição introduzida pela Matriz será a lembrança de São Nicolau, um bispo da Igreja conhecido por sua generosidade, especialmente com as crianças, e cuja figura inspirou a criação do Papai Noel.
Primeira matriz
Algo que torna o ato litúrgico tão único e memorável para os fiéis da Igreja Matriz é que, a cada ano, eles trazem um tema para o “Cantando o Presépio”. Desta vez, o pároco Luciano decidiu recordar a história da chegada dos padres dehonianos, da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, que, neste ano, completou 120 anos de presença no município. E, como ressalta o padre, a história dos padres dehonianos está profundamente ligada à história de São Bento do Sul. Os sacerdotes foram os responsáveis pela construção da primeira Igreja Matriz da região, que também atendia Campo Alegre e Rio Negrinho.
Na época, de acordo com o padre Toller, a construção da igreja estava em andamento desde 1901, com a paróquia sendo dedicada a São Bento. No entanto, a comunidade enfrentou dificuldades para seguir com o projeto, sendo que a obra ficou quase três anos sem ser concluída. Foi então, em 1904, que os sacerdotes dehonianos chegaram ao município e assumiram a construção. O primeiro padre dehoniano a atuar no município foi Gabriel Lux, acompanhado de José Fóxius. Juntos, conseguiram reunir a comunidade e estabelecer uma forte ligação com o povo, especialmente trazendo a devoção ao Coração de Jesus, que marcou profundamente a espiritualidade local.
Com isso, conseguiram concluir a primeira Igreja Matriz em 1907, sendo que a torre foi erguida somente em 1915. Neste período, o pároco Henrique Meller foi quem deu continuidade e finalizou a construção. No entanto, em 1955, a antiga igreja foi demolida para dar início à construção da Matriz atual, que foi concluída em 1958, sob a supervisão do padre Fidélis Tomelin. Embora tenham se passado 69 anos desde que a antiga igreja deixou de existir – local onde muitos são-bentenses foram batizados ou realizaram cerimônias de casamento – ela permanece viva na memória de muitos fiéis. Foi pensando nisso que o padre Luciano decidiu refazê-la para o “Cantando o Presépio”, para honrar a dedicação dos padres e do povo que contribuiu para o surgimento da primeira Igreja Matriz do município. A réplica, realizada pela Serafim Esquadrias, mantém a mesma estrutura da original, embora em tamanho menor. Ela continuará em exposição na Matriz até outubro do próximo ano.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕