O Partido Novo de Rio Negrinho, que nestas eleições municipais participou pela primeira vez do pleito, foi um dos destaques no cenário político local, alcançando números importantes, como a eleição de um vereador – Nedlin Sacht – e a conquista da terceira colocação na disputa à prefeitura, com Ciliane Augustin. Ambos estrearam na política este ano. Sacht é um dos 35 vereadores que o partido elegeu em Santa Catarina, mais que triplicando o número das últimas eleições – em 2020, o partido elegeu 10 representantes para os parlamentos.
Ciliane esteve em A Gazeta e falou sobre os passos que o partido já começou a dar após o período eleitoral. Um desses passos aconteceu na última semana, quando ela, juntamente com Sacht, esteve em Florianópolis reunida com o deputado estadual, Matheus Cadorin. O encontro reuniu outros vereadores e demais lideranças do Novo em Santa Catarina, entre elas Rodrigo Livramento, vereador reeleito por Jaraguá do Sul com mais de 6 mil votos, sendo o recordista daquela cidade e que deverá dar apoio ao mandato de Nedlin.
“Nosso vereador, uma vez por semana, terá uma reunião com o Livramento, que dará dicas sobre a atuação dos parlamentares, orientando sobre quais leis podem ser colocadas em prática para facilitar a vida das pessoas”, cita. Ela acredita que esse suporte vai contribuir muito para o trabalho de Sacht dentro do legislativo.
Eleições 2024
Ciliane também avaliou o resultado das eleições de outubro e acredita que a mudança na forma como as pessoas enxergam a política é estrutural, motivo pelo qual ainda é lenta. “A gente jogou com armas diferentes nessas eleições, então a minha grande vantagem era que eu não tinha rejeição, porque nunca me expus, nunca fui candidata, mas qual era a minha grande desvantagem? Eu não era conhecida. A partir do momento em que a gente começa a aparecer, foi muito interessante o feedback que tivemos”, citando que esse retorno traz confiança para que o partido siga seu propósito dentro do município, visando as próximas eleições.
Apesar de considerar a eleição municipal ainda polarizada entre dois partidos, ela destaca que, saindo da briga direta, quem se sobressaiu foi o Partido Novo. “Terminada a eleição, fizemos uma reflexão sobre nossos erros e acertos, o que conseguimos de positivo e o que falhamos, o que poderia ter sido melhor. A partir de agora, vamos seguir focados em 2026”, adianta.
A matéria completa está na edição do jornal impresso desta quinta-feira (14).
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕