A Secretaria de Saúde de Campo Alegre confirmou um caso de meningite bacteriana em uma criança residente no município. A infecção foi causada pela bactéria Haemophilus influenzae, e todos os protocolos previstos pelo Ministério da Saúde estão sendo rigorosamente seguidos.
De acordo com nota emitida pela Prefeitura, entre as medidas adotadas está a administração preventiva de antibióticos (quimioprofilaxia) em familiares, professores e demais pessoas que tiveram contato direto e prolongado com a criança. O paciente está internado no hospital infantil de referência, com acompanhamento médico constante, apresentando quadro estável e boa evolução clínica.
A Secretaria de Saúde destaca que a meningite causada por Haemophilus influenzae não é facilmente transmissível, sendo a vacinação a principal forma de prevenção. A pasta reforça que as crianças vacinadas com o imunizante contra o tipo b (Hib) estão protegidas contra as formas mais graves da doença.
As vacinas estão disponíveis gratuitamente em todas as Unidades de Saúde do município, de segunda a sexta-feira. Além disso, a Secretaria anunciou o Dia D de Vacinação, que será realizado no sábado, 18 de outubro, com atendimento especial das 8 às 17 horas.







