Caminhoneiros de todo o país estão se mobilizando nesta segunda-feira (21) para uma greve em território brasileiro, por conta da alta no preço do diesel, que ultrapassou os R$ 4 o litro em alguns postos. Conforme a Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), somente em maio o valor do diesel subiu 12,5%. Somente na semana passada foram três reajustes.
A expectativa, conforme alguns empresários do ramo de transporte e caminhoneiros, é que a maioria da classe participe da paralisação. No trevo de Piên, apenas a passagem de carros, ônibus, ambulâncias e caminhões com cargas perecíveis está liberada. Os demais caminhões estão sendo parados.
Conforme a Arteris Planalto Sul, os pontos de paralisação em Santa Catarina na BR-116 são no Km 7, em Mafra, e no km 245, em Lages. Em ambos os pontos o bloqueio é somente para caminhões, sendo liberado o tráfego para veículos de passeio. Não há registro de congestionamento até o momento.
Veja mais informações sobre a greve no jornal impresso desta segunda-feira (21).