Conhecida por suas belezas naturais, a cidade de São Bento do Sul reserva um lugar especial para os amantes da natureza: o Parque Natural do Braço Esquerdo. Situado em Ano Bom, localidade que também faz divisa com o município de Corupá, a atração encanta por suas paisagens, além de oferecer opções de trilhas que proporcionam uma experiência única e aventureira aos visitantes.
Além do atrativo principal, a Cachoeira do Braço Esquerdo, com mais de 90 metros de altura, o parque conta com outras atrações, como a Caverna da Fuga, a Trilha do Vale Perdido, o Mirante do Ernesto, a Rocha do Rapel e a Lagoa Perdida. Tudo isso em meio à Mata Atlântica preservada, riachos e cachoeiras, proporcionando um verdadeiro banho de tranquilidade e beleza natural.
O espaço conta ainda com uma estrutura completa para receber os visitantes, com áreas de camping, lanchonete, banheiros e estacionamento. Agora administrado pela Travelum, agência de turismo, o parque vem passando por algumas melhorias, e outros projetos também deverão ser implantados em breve, visando qualificar a estrutura oferecida aos visitantes. “Pensando em tornar as trilhas mais acessíveis e seguras, queremos instalar pontes e corrimãos em alguns pontos, para que todos possam desfrutar do parque de forma segura e tranquila”, conta Joel Machado, profissional da Travelum e um dos responsáveis por cuidar do ambiente.
Joel, que também é um entusiasta das aventuras, relembra suas experiências no Braço Esquerdo, além de contar sobre as atrações que mais encantam os visitantes. “Em 1995, fiz meu primeiro rapel aqui e trouxe o primeiro ônibus de turistas. Desde então, o número de visitantes só cresceu. Em épocas de alta temporada, cheguei a realizar 400 rapéis em um mês”, revela.
Machado enfatiza ainda que o Parque do Braço Esquerdo recebe, em média, 800 turistas por mês, com números mais altos durante a alta temporada, sendo um lugar ideal para toda a família, incluindo os pets. “Já recebemos famílias com crianças pequenas. Ajudamos a carregar os pequenos quando necessário, pois acreditamos que todos têm o direito de conhecer esse paraíso natural. Além da cachoeira, onde é possível praticar rapel e contemplar a natureza, temos a Caverna da Fuga, com uma cachoeira dentro dela, trilha ecológica, rapel na rocha e escalada, considerada uma das melhores da América Latina. Não há imagem, vídeo ou foto que demonstre a verdadeira beleza desse lugar. Venham nos visitar e vivenciar essa experiência única!”, convida.
Visite
O trajeto é acessível, sendo mais prático através do Centro de Corupá, seguindo sentido à localidade de Ano Bom. O funcionamento do parque é de quinta a segunda-feira, das 9 às 17 horas durante a semana, e das 9 às 18 horas aos finais de semana. A entrada custa R$ 15, referente à taxa de manutenção do parque.
Os passeios guiados, que incluem a visita à Caverna, são realizados com grupos limitados a 20 pessoas e têm um custo adicional de R$ 15 devido ao uso dos equipamentos de segurança. Para quem deseja participar do rapel, é possível fazê-lo mediante agendamento com a Travelum, com datas que em breve estarão disponíveis no site travelum.com.br e no Instagram @parquebracoesquerdo ou @travelumtur.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕