Um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) revela que os brasileiros trabalharam, até a terça-feira (27), apenas para pagar impostos em 2025. Segundo o levantamento, são necessários 149 dias de trabalho ao ano — quase cinco meses — para quitar tributos federais, estaduais e municipais, incluindo impostos sobre renda, consumo e patrimônio.
A carga tributária equivale a 40,82% da renda anual do cidadão, sendo que os impostos sobre o consumo são os mais pesados, representando 22,73% da renda ou 83 dias de trabalho. Já os tributos sobre a renda consomem 15,06% (55 dias), e os referentes ao patrimônio, 3,03% (11 dias). O tempo médio dedicado ao pagamento de tributos mais do que dobrou nos últimos 25 anos: eram 76 dias em 1970 e hoje chegam a 149.
Apesar de o Brasil ter carga tributária comparável à de países desenvolvidos, o retorno à população é muito inferior. A entidade defende que a reforma tributária em debate no Congresso traga um modelo mais simples, justo e transparente.
As informações são do portal UOL.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕