Durante um treinamento de salvamento em altura, os bombeiros de São Bento do Sul foram acionados para atender um trabalhador suspenso em uma cadeirinha de segurança, enquanto realizava pintura no Edifício Martin Luther, no Centro da cidade. A equipe do batalhão, que já participava de exercícios de resgate, deslocou-se junto à guarnição local para a ocorrência.
Ao chegar, a equipe fez o dimensionamento da situação. O capitão e coordenador do curso de instrução Levi Ribeiro explicou que primeiro avaliaram a condição do trabalhador. “Existe uma condição que é a síndrome da suspensão inerte. Quando o trabalhador fica muito tempo pendurado no sistema de cordas, ele pode ter um prejuízo no seu sistema circulatório. Então, chamamos também a ambulância do Corpo de Bombeiros Militar”, mencionou.
A guarnição trabalhou em conjunto com o pessoal do treinamento, montando o sistema de ancoragem e resgate no prédio. Dois regatistas realizaram a abordagem, prenderam a vítima no sistema seguro e a conduziram até o solo, onde foi recebida pela ambulância para atendimento.
Apesar da coincidência do treinamento com a ocorrência, o acionamento foi via Cobom, com a ligação caindo em Canoinhas. O sargento Magalhães Moraes, chefe de socorro de São Bento do Sul, detalhou que sabia do treinamento e, assim que soube da ocorrência, acionou o capitão Levi para o deslocamento. “Chegamos praticamente juntos aqui no local da ocorrência, onde já foi iniciado o resgate”, citou.
O sargento Tiago Schroeder, responsável pelos treinamentos de São Bento do Sul, destacou que o êxito da operação foi resultado do treinamento constante da equipe, formada por profissionais já habilitados em resgate em altura e participando de exercícios estaduais e rotineiros.
Mais detalhes você encontra no jornal impresso de quinta-feira (6).






