Entre as diferentes ocorrências para as quais o Corpo de Bombeiros é acionado, uma chamou a atenção de transeuntes e frequentadores da feirinha gastronômica da Praça Getúlio Vargas, no início da noite de quarta-feira (13). O sargento Marcos Antônio Ribeiro, o cabo Claimir Bonassi de Paula e o soldado Bruna Schafhauser foram até o local eliminar o ninho de um marimbondo popularmente conhecido como “vespa-cavalo”. Os profissionais foram ao local após um pedido da Prefeitura, que solicitou auxílio devido à periculosidade do inseto.
Venenosa
Também conhecida como vespão, cavalo-do-cão e caçununguçu, entre outros, a fêmea desta vespa é capaz de paralisar uma aranha-caranguejeira (tarântula) com seu veneno, utilizando-a para alimentação de suas larvas.
Segundo o sargento Marcos – que alertou as pessoas presentes sobre a ocorrência –, a ação foi desencadeada à noite porque, durante o dia, as vespas poderiam ficar mais agitadas e até mesmo poderiam reagir. Protegida por uma roupa de apicultor, o soldado Bruna foi responsável por distribuir generosas doses de inseticidas, garantindo, assim, maior segurança ao local, em cujas proximidades funciona um parque infantil.