Domingo, 8 de junho de 2025

Black Friday movimenta o comércio eletrônico

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• Atualizado 10 anos atrás.

Hoje é o esperado dia dos descontos da Black Friday. A data é tradicionalmente celebrada no comércio norte-americano e ocorre sempre no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. O evento é uma queima de estoque, um dia em que os produtos costumam sair com um preço consideravelmente mais barato que o usual.

Porém, em meio a tantas ofertas e descontos, é preciso ter cuidado para evitar entrar em um problema. O diretor do Procon em São Bento do Sul, André Luiz Grossl, comenta que, neste período próximo ao Black Friday, surgem muitas empresas fantasmas, que fraudam páginas na internet se passando por empresas famosas. “O consumidor paga imaginando que está adquirindo um produto e acaba caindo em um transtorno”, diz.

O profissional alerta ainda sobre as promoções com descontos altos oferecidas na internet. “Não existem descontos milagrosos, se você achar preços muito baixos, desconfie”, diz e explica. “No ano passado, ocorreram casos em que as pessoas adquiriram produtos − que na época custavam R$ 2 mil − pelo Black Friday, com o valor de R$ 500, mas até hoje não receberam o item”, conta.

NÚMEROS LOCAIS

Em São Bento do Sul, as reclamações de compras pela internet geralmente envolvem produto com defeito, mercadoria que não foi entregue ou ainda site fraudulento. Dentro desses tópicos, o Procon do município registra atualmente um total de 189 reclamações.

 André Grossl, diretor do Procon de São Bento

Grossl lembra que, devido ao grande volume de vendas do período, pode acontecer das empresas atrasarem a entrega do produto encomendado, e o consumidor tem o direito de reclamar caso isso ocorra. “A partir do momento que é estipulado um prazo de entrega para o produto, ele deve ser respeitado, do contrário, o consumidor pode requerer a restituição dos valores, exigir o imediato cumprimento da oferta ou ainda trocar por outro produto”, explica.

Depois de recebido, caso o produto não corresponda às expectativas do cliente, o consumidor ainda tem o direito de devolvê-lo e de pedir a restituição do valor investido. “Em toda compra feita fora de um estabelecimento comercial, o consumidor tem o direito de arrepender-se, e o cancelamento pode ser feito em até sete dias após o recebimento”, relata e completa. “O produto não precisa necessariamente ter uma avaria, você pode simplesmente desistir dele, tem o direito de cancelar”, encerra.

APOIO ON-LINE

Para facilitar sua compra na Black Friday, existem sites que auxiliam o cliente a tomar a melhor decisão e a evitar qualquer dor de cabeça com os produtos adquiridos no dia. O portal www.ebit.com.br disponibiliza uma classificação de satisfação do consumidor entre os e-commerces existentes, inclusive com comentários dos usuários que já realizaram compras nos mais de 29 mil sites mencionados.

Metade do dobro

Algumas empresas agem de má-fé e aumentam os valores dos produtos antes da Black Friday, para o desconto aparentar ser maior do que realmente é. Para evitar ser enganado por falsas promoções, diversos portais realizam o acompanhamento dos preços dos produtos para verificar se existe uma variação muito grande nos valores em um curto espaço de tempo.
É o caso do site bizoo.com.br, que mostra a variação do preço nos últimos 30 dias e ainda apresenta o valor de um mesmo produto em diversas lojas diferentes. Além dele, o site shopping.uol.com.br também montou uma página especial para o Black Friday que realiza o mesmo serviço, ajuda o comprador a conferir se o preço do produto conta realmente com algum desconto.

Já no site www.reclameaqui.com.br, é possível conferir as reclamações dos clientes, produtos e empresas envolvidos. O site possui um ranking dos portais mais confiáveis e das companhias que mais recebem reclamações dos clientes, para o internauta pensar duas vezes antes de adquirir um serviço ou comprar um determinado produto das empresas citadas.

No site ainda consta o tempo médio que a companhia reclamada leva para responder, além da porcentagem de casos resolvidos. Para a Black Friday desse ano, o portal está com uma página especial sobre o evento. Por meio do link www.reclameaqui.com.br/blackfriday, é possível conferir as informações sobre o dia da queima de estoque, dicas para evitar problemas e a relação completa das empresas participantes da data.

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