Segunda-feira, 28 de abril de 2025

Banda Treml prepara cápsula do tempo para abrir em 2048 nos 175 anos de São Bento

Grupo organiza itens e caixa será aberta em setembro de 2048

• Atualizado 25 dias atrás.

A banda mais histórica e tradicional de São Bento do Sul está organizando uma cápsula do tempo para guardar memórias e momentos para as próximas gerações. O item confeccionado pela Banda Treml terá cartas, partituras, CDs, livros e outros itens a serem abertos somente no aniversário de 175 anos do município, em 2048. Quem desejar colocar sua história ou item na cápsula pode procurar a Fundação Cultural ou os integrantes da banda até o próximo dia 21.

Nayara Pereira Machado, presidente da Banda Treml, explica que a caixa será isolada com um molde em resina. “A ideia surgiu em relação aos festejos dos 150 anos de São Bento do Sul, sobre o que fazer para marcar a data. A ideia original era enterrar a cápsula na praça, mas ficamos com medo. Vai saber o que acontece em 25 anos, aí ficamos com esse medo. Então surgiu a ideia do museu”, disse.

Após receber os itens, a cápsula ficará em exposição no museu Dr. Felipe Maria Wolff. “Com a reabertura do museu, vamos fazer o lançamento da cápsula. Vai ficar em exposição, vai ter um púlpito. Já existe uma cápsula lá, que também ficará exposta na abertura. Aí faremos uma retreta, será no mesmo dia da reabertura do museu, provavelmente agora no início de julho”, comentou Nayara.

Segundo a presidente, os integrantes da banda já separaram alguns itens para compor a cápsula. “Vamos colocar nosso último CD que lançamos, nosso livro da época do centenário, alguma coisa relacionada a broches, uma partitura de música e mais alguns itens, como fotos antigas dos atuais componentes. Itens relacionados à banda”, explicou.

A caixa ficará na Fundação Cultural até o dia 21 deste mês, para dar tempo de lacrar o item antes de sua exposição. “Estamos pedindo para as pessoas que se sentirem à vontade para escrever uma mensagem, que procurem a Fundação ou os músicos da banda. Qualquer pessoa que curta a cultura ou se identifique com São Bento pode contribuir. Não precisa ter uma ligação direta com a banda”, frisou Nayara.

Leia a matéria completa na edição do jornal impresso desta terça-feira (18).


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

20231102_131516
Sede do Samae
luizinho Petreça
Fumo - Christian Hacke (6)
Jasti

Mais lidas

WhatsApp Image 2024-08-29 at 16.49
WhatsApp Image 2025-04-25 at 11.32
Dom João 2
pexels-cottonbro-10466266
Crianca-morta-em-carro-944x531

Notícias relacionadas