Sexta-feira, 18 de abril de 2025

Banda marcial vai disputar o Campeonato Estadual pela primeira vez em Indaial

Ao todo, 60 alunos da escola Lúcia Tschoeke fazem parte do grupo

• Atualizado 15 dias atrás.

Os próximos dias serão de ensaios intensos para a banda marcial da Escola Lúcia Tschoeke, no bairro Brasília. O motivo é especial, já que o grupo vai participar pela primeira vez do Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras, em Indaial. Lá, eles irão competir na categoria infantil, até 15 anos, onde diversas escolas de Santa Catarina irão marcar presença no dia 4 de novembro.

Atualmente, a banda marcial é composta por 60 integrantes, entre o corpo coreográfico e musical, sobre a regência do professor Deivid Dranka e dos coreógrafos Ângelo Luan e Elizana Ramos. “Os alunos são muito dedicados, fazem tudo pela banda. Alguns deles preferem perder até o tempo de recreio para ir na sala da banda e ensaiar”, conta Dranka.

A banda marcial iniciou suas atividades em 2014, e desde lá, conseguiu se tornar uma ótima atividade extracurricular, exercendo grande influência no comportamento disciplinar dos estudantes. A procura é tão grande, que até mesmo fila de espera existe para ingressar no grupo.

“Sempre busco eternizar a banda no coração deles, pois não é somente aprender um instrumento, mas há muito aprendizado unido à música e de várias maneiras. Disciplina, respeito, concentração e tantos outros benefícios. Aprendem várias coisas que servirão para vida toda”, fala.

Agora, essa será a segunda competição que a escola irá participar, a primeira aconteceu em 2019, quando foram campeões da XII Concurso de Fanfarras e Bandas do Sulbrasileiro (Confabansul). “Conquistar mais títulos seria uma alegria para todos os participantes e para alegria de toda a escola”, menciona. Agora, o foco é voltado para a disputa que acontecerá em Indaial. Se ganharem o título de campeões, irão representar o munícipio no Campeonato Nacional, que acontecerá no próximo ano.

Estudo musical
Quando pensamos em bandas marciais, o que vem em mente são os alunos desfilando pela cidade, tocando belos e reluzentes instrumentos. Mas não é somente naquela data comemorativa que eles se dedicam, e sim durante a maior parte do ano. Até mesmo levam o nome do munícipio para diversos lugares. Mas por trás de todo o brilho, há diversos percalços, como reparos em uniformes, instrumentos danificados e até mesmo as despesas para conseguir marcar presença nos eventos musicais.

No mês que vem, os pais dos integrantes irão se responsabilizar em pagar o transporte e alimentação, mas não é sempre que podem contribuir. “Hoje tudo é muito caro, e como somos uma banda relativamente nova, ainda não temos muito estrutura”, entrega. Para quem quiser ajudar os alunos a participarem de mais concursos, poderá entrar em contato através do (47) 99616-5311.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-17 at 16.18
sirene-pm-iml-igp-morte_12426-750x430
igreja-cristo-rei-26273-1
Padre Humberto - Zuciane Peres (1)
WhatsApp Image 2025-04-16 at 12.11

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas