O Governo do Estado assinou nesta quinta-feira (22) o Decreto Emergencial Epidemiológico por conta da dengue em Santa Catarina. A assinatura do documento foi realizada em coletiva de imprensa, em Joinville, com a presença da governadora em exercício Marilisa Boehm e da secretária da Saúde, Carmen Zanotto.
O último boletim divulgado na tarde de quarta-feira (21), mostrou que Santa Catarina registra 17.696 casos prováveis de dengue em 177 municípios catarinenses. Os dados indicam um aumento de 650% em relação ao mesmo período do ano passado.
Além disso, já foram confirmados oito óbitos pela doença: Joinville (5), Araquari (01) e Itajaí (01) e Itapiranga (01), sendo que outras duas mortes ainda estão em investigação nos municípios de Araquari e Navegantes.
Vacinação
As primeiras 15 mil doses da vacina contra a dengue chegaram em Santa Catarina na noite desta quarta-feira (21), devendo nas próximas horas chegarem mais 14.100 doses, totalizando 29.100 na primeira etapa.
A administração da vacina contra a dengue é realizada em um esquema de duas doses com um intervalo de 3 meses entre elas. A Secretária de Estado de Saúde, Carmen Zanotto, destaca que vacinar as crianças contra a doença é importante, mas é apenas mais uma das estratégias de enfrentamento à doença.
Inicialmente, as doses serão destinadas a crianças de 10 e 11 anos de 13 municípios do Norte do estado, região mais afetada pela doença, que são Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Corupá, Garuva, Guaramirim, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, Massaranduba, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú e Schroeder.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕