Aumenta o número de golpes do falso sequestro em São Bento do Sul

Por:

• Atualizado 8 anos atrás.

A Polícia Militar (PM) de São Bento do Sul recebeu inúmeras ligações, terça-feira (23), de pessoas informando sobre o golpe do falso sequestro. Dessa forma, a PM repassa algumas orientações à comunidade.

Os criminosos ligam para a vítima informando que um familiar dela foi sequestrado e, se não for depositada determinada quantia em dinheiro, tal familiar será ferido ou morto. Ao fundo da ligação pode-se ouvir gritos. Conforme a PM, por conta do medo e da emoção, por vezes a voz da pessoa é confundida com a do familiar.

Durante a ligação, podem até ser fornecidos dados da pessoa supostamente sequestrada. “Esses dados são obtidos por meio de redes sociais ou de telefonemas anteriores com desculpas das mais variadas, como cadastramentos, suposta clonagem de cartões ou mesmo em simples diálogos com pessoas da família ou empregados, quando conseguem informações sobre a pessoa que pode ser vítima do crime, dentre outros”, alerta o tenente-coronel Fabiano Dias Perfeito, comandante do 23º Batalhão.

Horário
Conforme a PM, geralmente essas ligações ocorrem nos horários em que torna-se mais difícil o contato da família com a suposta vítima, para verificar a veracidade das informações, como em horários de aula ou situações que dificultem o uso do telefone celular. “Os criminosos utilizarão de todos os meios para impedir que se possa fazer contato com a pessoa da família, irão a todo momento proferir ameaças para que a vítima não desligue o telefone, pois se isso ocorrer o golpe será descoberto”, conta Fabiano.

O golpista sempre está com pressa, para que o dinheiro seja depositado rápido e o golpe não seja descoberto. “Os sequestradores sabem que as quantias em dinheiro não podem ser levantadas rapidamente, por isso mesmo acabam pedindo valores menores ou até mesmo créditos para celulares pré-pagos e estão dispostos a negociar valores menores, pois tudo para eles é lucro”, analisa o tenente-coronel.

O que fazer
Conforme a PM, não se deve aceitar ligações a cobrar e, na primeira suspeita de golpe, deve-se desligar o telefone. As pessoas devem ter consciência que tal situação pode ocorrer consigo e já ter a preocupação de como será sua reação. “Diante disso, manter a calma é essencial. Não se deve repassar qualquer informação aos criminosos, nomes, apelidos da pessoa, dentre outros”, ensina Fabiano.

Uma das estratégias é não se deixar levar pela emoção e fazer questionamentos ao criminoso, como quais as vestimentas da vítima, local e hora onde ela foi sequestrada, entre outros. “Provavelmente o criminoso não saberá responder”, relata.

Depois, é necessário buscar contato imediato com o suposto familiar sequestrado para confirmar a situação. “Caso não consiga em um primeiro momento, não se desespere, pois pode haver alguma restrição ou impedimento na ligação”, frisa o comandante.

A tentativa de golpe deve ser informada à polícia, para que se possam tomar as providências necessárias.

Últimas notícias

Organização Moto São Bento
Parque Piên
acidente bairro 25 de julho (1)
Ilustração em vermelho neon do signo de Áries em fundo preto
Ilustração do signo de Áries dentro de um círculo rosa

Mais lidas

WhatsApp Image 2025-07-08 at 15.03
pexels-cottonbro-10466266
acidente no bairro centenário
WhatsApp Image 2025-07-09 at 15.43
Ozany-Pfleger-feminicidio-Rio-do-Sul-944x531

Notícias relacionadas