Rafaela Meirelles da Costa é campeã do Campeonato Pan-Americano de Taekwondo. A são-bentense, de apenas 14 anos, competiu no domingo (6) em Querétaro, no México, e garantiu a medalha de ouro na categoria Juvenil até 63 quilos, após enfrentar atletas do Canadá, El Salvador e México. “Ela foi incrível. As adversárias eram mais velhas e ela não perdeu nenhum round”, orgulha-se o pai e treinador, Antonio Jauri da Costa.
A vitória teve um gosto especial para Rafaela, que neste ano estreou na categoria que reúne atletas de até 17 anos. Isso, no entanto, não foi um empecilho. Quem conhece a são-bentense sabe da extrema dedicação que ela tem com a modalidade. Agora, inclusive, ela carrega o título de tricampeã do campeonato, que reúne os melhores atletas do continente americano. “Pela informação que temos, ela é a primeira brasileira a ser tricampeã Pan-Americana”, acrescenta Jauri.
Ela, que esteve acompanhada do pai e da equipe da Seleção Brasileira, retorna nesta quarta-feira (9) ao município. E os próximos dias não serão de moleza, pois Rafaela terá outros compromissos pela frente. No fim do mês, ela competirá no Estadual, em Itajaí.
Já entre os dias 28 de maio e 1º de junho, será a vez do Rio Open Internacional, no Rio de Janeiro. Também na capital carioca, em junho, ela participará de um treinamento de duas semanas no centro de treinamento do Time Brasil.
Valeu a experiência
O irmão de Rafaela, o atleta Arthur Meirelles da Costa, também competiu no México. Além da busca por medalhas, o lutador de 19 anos disputava uma vaga nos Jogos Pan-Americanos da Juventude, que acontecerão em agosto, no Paraguai. No entanto, ele não conseguiu a chance de representar o país, já que apenas um atleta da categoria Adulto até 80 quilos foi selecionado.
Agora, no primeiro semestre do ano, o são-bentense também terá um calendário cheio, com competições e campings que contribuirão para sua performance na modalidade. A próxima disputa será o Estadual, neste mês, em Itajaí. Já no dia 28, ele embarcará com a equipe brasileira para um treinamento de duas semanas no Uzbequistão. Depois, entre os dias 28 de maio e 1º de junho, participará do Rio Open Internacional e, por fim, em junho, também competirá no GP Challenge, nos Estados Unidos.
Leia a matéria completa no jornal impresso desta terça-feira (8).
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕