A são-bentense Karina Kosmala, de 26 anos, entra em pista neste domingo (27) para disputar o Campeonato Brasileiro de Downhill, em Sapiranga (RS). A competição é considerada uma das mais técnicas do país, com percurso de 1,4 km e declive de 328 metros, exigindo atenção, resistência e muita habilidade dos atletas.
O evento esportivo irá reunir os melhores competidores do país, que terão que enfrentar uma das pistas mais desafiadoras do Brasil. O traçado de Sapiranga exige técnica e velocidade em uma descida com 328 metros de declive ao longo de 1,4 km, com tempos médios que variam entre 3min e 3min20s.
Sem pista de downhill em São Bento do Sul, Karina precisou viajar repetidamente até o município gaúcho para treinar. Nos últimos três meses, enfrentou longas viagens e se preparou em todas as condições climáticas. “Quanto mais a gente anda na pista, mais aprende a dominá-la”, destaca.
A edição deste ano tem um valor especial: marca o retorno de Karina ao Brasileiro após uma grave queda nos treinos de 2023, que resultou na fratura de uma costela e a tirou da disputa. A recuperação física e emocional durou seis meses. “Foi o momento mais difícil da minha trajetória. Mas voltei mais forte e preparada”, afirma.
Com vitórias conquistadas em provas regionais neste ano e retomando a confiança nos saltos mais desafiadores, Karina agora sonha com o título inédito. “90% depende de mim e 10% da bike. Estou focada e quero trazer esse título para São Bento do Sul”, reforça.
Acompanhe os bastidores do campeonato e a rotina de treinos da atleta são-bentense pelo Instagram: karinak_dh
Mais informações sobre o circuito e os desafios do downhill estão na edição impressa de A Gazeta desta quarta-feira (24).
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕