Acostumado a competir em trilhas e estradas de chão, o ciclista são-bentense Ricardo Pscheidt disputa no próximo fim de semana uma prova de asfalto, o 8º Tour de Santa Catarina Master, em Campo Alegre. “É um evento que está se tornando clássico na região”, comenta ele, lembrando que o município recebe o torneio pela terceira vez.
Pscheidt foi campeão da categoria Open, em 2022, tendo obtido a segunda colocação no ano passado. Ele vai competir nesta mesma categoria.
O Tour de Santa Catarina tem se consolidado como a primeira prova da temporada, acrescenta o atleta. “É um bom teste para as pernas”, registra. O evento marcado para sábado e domingo, observa o ciclista de São Bento do Sul, é disputado em etapas. “Serão dois dias de corridas, com três etapas”, resume.
Pscheidt vai pedalar primeiramente na modalidade contrarrelógio, a partir das 8 horas de sábado, na Rodovia SC-110, que dá acesso ao distrito de Bateias de Baixo. Serão 8,5 quilômetros (km). Nesse formato, vence quem fizer a distância estipulada em menor tempo.
“Os atletas vão largar de um em um minuto”, diz. No sábado à tarde, a partir das 16h45, no Centro campo-alegrense, a prova da categoria Open será em circuito. “Nesse caso, diferentemente do contrarrelógio, todo mundo vai largar junto”, explica.
As disputas em circuito, acrescenta o ciclista, são as que proporcionam mais adrenalina ao público, pois os participantes executam várias acelerações, ataques e fugas, com 55 minutos de duração e mais uma volta. “É a prova mais intensa de todas”, conta.
O evento será finalizado na manhã de domingo, novamente na SC 110, com quatro voltas de 20 km cada, totalizando 80 km, portanto. “É uma prova um pouco mais longa e tática, porque é preciso saber dosar as energias”, relata.
Alto nível
Pscheidt comenta que o 8º Tour de Santa Catarina tem recebido as inscrições de ciclistas de alto nível. “Apesar de ser um atleta de Mountain Bike, eu treino muito com a bicicleta de ciclismo”, pontua, afirmando que vai dar o seu melhor nas disputas.
O evento é uma prova oficial, válida pelo ranking nacional, para as categorias másters. Porém, a Federação Catarinense de Ciclismo (FCC) abre inscrições para a categoria Open para que atletas não federados à Master possam correr.
Programação
Conforme A Gazeta já explicou na edição de quarta-feira (24), cerca de 200 ciclistas de todo o País devem participar das provas. A programação oficial inicia já na tarde de sexta-feira (26), com a confirmação e a entrega dos números de identificação dos participantes, no Ginásio de Esportes Helmuth Erico Herbst. No sábado (27) e no domingo (28) os trâmites começam logo cedo, às 6h30 em ambos os dias.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕