Com a chegada do vencimento do imposto veicular e buscando o parcelamento ou até mesmo um desconto, os motoristas acabam não percebendo e caindo em um golpe muito comum na nossa região. Golpistas se utilizam de sites falsos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e fazem diversas vítimas, prometendo parcelamentos estendidos do imposto e até mesmo desconto para o pagamento no pix.
O delegado regional Gil Rafael Ribas alerta ao condutor para ter cuidado ao buscar pelo site do Detran na internet. “A pessoa entra no Google e digita Detran Santa Catarina, ou Detran SC e dá um enter. O primeiro link que aparece é patrocinado, quer dizer que os fraudadores criaram um site falso e pagam para o Google colocar eles como primeiros nessa pesquisa. O primeiro site da pesquisa não é o oficial, inclusive o nome é bem diferente”, ressalta.
Ao clicar nesse site, segundo Gil, já aparece na tela principal uma mensagem que o contribuinte pode parcelar seu IPVA e pagar com descontos no pix. “Tem cupom de desconto, taxa de parcelamento. O Detran não faz recebimento nenhum via pix. Eventualmente, parcelamentos somente via boleto de arrecadação fiscal junto ao Detran”, disse. “Todos que aparecerem patrocinado são falsos e levam o proprietários de veículos a acreditar que vão ter algum benefício à vista no pix ou parcelamento em 10 vezes, sendo que o Detran parcela no máximo em três vezes”, completou Ribas.
O site oficial do Detran possui a logomarca do departamento e pode ser acessado pelo link www.detran.sc.gov.br. “Esse sim é o site oficial do Detran, onde tem diversos serviços lá. Entrando no site a primeira coisa que aparece é um alerta quanto aos sites falso. Se você entrou no site correto, o Detran já vai alertar sobre os sites falsos”, explicou.
Fique alerta
– Não acesse links patrocinados;
– O Detran/SC ainda não recebe pagamentos de IPVA via Pix;
– Confira sempre o beneficiário do pagamento;
– Digite o endereço do site oficial por completo no seu navegador.
Leia a matéria completa na edição do jornal impresso desta quarta-feira (5).
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕