Após duas semanas de viagem, irmãos seguem firmes rumo ao Santuário Nacional de Aparecida

Irmãos devem chegar no Santuário Nacional na semana que vem, cavalgando todo o trecho

• Atualizado 29 dias atrás.

Irmãos chegaram nesta segunda-feira (16) em Boituva (SP) (Foto: Divulgação)

Depois de duas semanas enfrentando frio, chuva e os desafios na estrada, os irmãos Gilmar e Aderbal Chagas seguem firmes rumo ao Santuário Nacional de Aparecida. Os dois já percorreram 600 quilômetros – dos quase mil previstos – e, na tarde de ontem, chegaram a Boituva (SP), onde passaram a noite. A previsão, se tudo ocorrer conforme o planejado, é de que eles cheguem ao santuário na próxima quarta-feira, dia 25, cavalgando todo o trajeto em mulas e burros.

A princípio, os irmãos chegariam apenas no mês que vem ao destino, mas, conforme Gilmar, a viagem acabou adiantando graças a caminhos alternativos descobertos ao longo do percurso. As rotas têm sido repassadas por proprietários das pousadas em que se hospedam; com isso, evitam rodovias movimentadas, o que tem garantido mais segurança e tranquilidade durante a peregrinação.

E os irmãos não estão sozinhos na cavalgada. Eles têm a companhia de uma comitiva de São Mateus do Sul, que está os acompanhando desde a semana passada, com o mesmo propósito, agradecer a intercessão de Nossa Senhora Aparecida. Ao longo do caminho, também encontraram outro grupo, de Rio Azul, que estava retornando do Santuário. “Almoçamos juntos, trocamos várias histórias e testemunhos de fé”, conta. E, quando se fala em fé, Aderbal e Gilmar fazem questão de parar sempre que encontram uma igreja pelo caminho. Entram, oram e agradecem pela proteção ao longo da viagem, que, segundo o são-bentense, está transcorrendo muito bem.

Mulas e burros
Como os dois estão indo montados em mulas e burros, o bem-estar dos animais têm sido prioridade. A cada parada, os irmãos cuidam da alimentação, da hidratação e do descanso dos companheiros de viagem. Além disso, procuram percursos com menos trechos de asfalto, o que evita o desgaste dos cascos dos animais. Para não cansá-los, Gilmar e Aderbal fazem um revezamento, levando dois animais — entre mulas e burros — e os alternando a cada dia. Enquanto um segue montado, o outro descansa na carretinha.

Como os irmãos estão adiantados na romaria, ao chegarem hoje ao próximo ponto de parada para pernoite, vão aproveitar para dar um dia inteiro de pausa à tropa. Depois do descanso, voltam à estrada na quinta-feira.


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Mãos humanas apontadas para o céu e cruz no meio
Ilustração do signo de áries rodeado por estrelas em um fundo azul-escuro
Notas de falecimento (site)
WhatsApp Image 2025-07-16 at 19.53
WhatsApp Image 2025-07-16 at 16.33

Mais lidas

WhatsApp Image 2025-07-13 at 18.26
montagem de fotos
WhatsApp Image 2025-07-09 at 15.43
acidente bairro 25 de julho (1)
carrata-desgovernada-invade-empresa-e-deixa-tres-feridos-em-vargeao-em-sc-5

Notícias relacionadas