O movimento orquestrado pelos deputados de oposição, em especial os do PL, em ocupar as dependências da Câmara durante o recesso e exigir que o presidente Hugo Motta (Republicanos) paute sessão extraordinária para que seja apreciado o projeto de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, e por tabela o ex-presidente Jair Bolsonaro, tem a participação direta de representantes de SC.
Carol de Toni, a parlamentar mais votada no estado, surge como uma das mentoras da ação. Zé Trovão, mesmo sem o destaque da colega, é o coordenador do núcleo de mobilização nacional do grupo e já usa suas redes sociais para instigar os caminhoneiros a paralisarem suas atividades – ele surge no cenário em 2018 liderando ato similar. Por aqui, Júlia Zanatta já foi às ruas de Criciúma, com cartaz em punho, pedindo buzinaço contra Lula e o STF. Conservadores como poucos, representantes de SC aproveitam a onda para marcar posição em apoio ao seu líder maior.
Atos
Aos poucos, atos públicos em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro e contra o STF tomam corpo em SC. Em Jaraguá do Sul, apoiadores vão às ruas quase que diariamente na divisa com Guaramirim. Em Joinville, buzinaço foi registrado na terça-feira (22), assim como em Criciúma e em Tubarão. Em Florianópolis, um ato está agendado para o dia 3, na Beira Mar Norte. A onda cresce.
Desassoriamento
Importante ação de desassoreamento dos rios Itajaí do Sul e Itajaí do Oeste, entre Ituporanga e Laurentino, num investimento do governo do estado superior a R$ 21 milhões. A ação faz parte de etapas do plano estadual de enfrentamento às enchentes na região e certamente minimizarão os efeitos das chuvas que quase sempre assolam a região.
Prioriza
Uma das ações do MPSC, nestes primeiros 100 dias de gestão da Procuradora-Geral, Vanessa Cavallazzi, é o programa “Prioriza”, que promove 11 encontros regionais para definir prioridades locais, fortalecendo o protagonismo das regiões na construção das políticas institucionais. Itajaí já está mapeada para receber, em agosto, o encontro com todos os procuradores da região.
Antigomobilismo
O governador Jorginho Mello sancionou o Projeto de Lei 19324/2025, do deputado Carlos Humberto (PL), que cria a Rota do Antigomobilismo no estado. O objetivo é instituir itinerário que passe por pontos turísticos, culturais e históricos relacionados ao tema, incluindo museus, eventos, feiras, restaurantes e estabelecimentos que promovam a cultura automobilística.