Sexta-feira, 18 de abril de 2025

Aos 21 anos, Thiago Baum se destaca no Campeonato Catarinense de Automobilismo

Piloto corre pela equipe Baum Racing

• Atualizado 14 dias atrás.

O são-bentense Thiago Baum, 21 anos, sempre sonhou ser piloto de corrida, e atualmente é uma das promessas do Campeonato Catarinense de Automobilismo. Aliás, ele correu na primeira etapa da competição, que aconteceu no início de março, no Autódromo Municipal Lourenço Schreiner. “A sensação é muito boa, não existe nada no mundo que exija mais concentração, foco e determinação”, menciona.

Ele terminou a prova em quinto lugar, na categoria Marcas Estreante. Mas apesar de ser tão novo, Thiago já carrega uma longa bagagem no mundo da velocidade, graças ao seu pai, Valdecir Baum, que atua como mecânico. “Tenho lembranças de muito pequeno, do meu pai mexendo nos carros de corrida aqui em casa ou na oficina”, recorda.

Quando ainda era criança, teve a oportunidade de mostrar seu talento em sua primeira corrida, no Campeonato Catarinense de Kart Indoor, onde contou até com a presença de um campeão mundial da modalidade. Depois, para o “desespero” dos pais, a paixão pelas corridas foi aumentando, até que chegou na sua primeira corrida profissional, em 2019, quando tinha apenas 16 anos. “Nunca tinha dirigido um carro na vida e foi uma experiência bem doida. Meu pai e minha mãe estavam com medo do que poderia acontecer, mas acabou que deu tudo certo”, diverte-se.

Para conseguir está na pista ao lado de pilotos veteranos, ele competiu com o carro do primo Rodrigo Rocha, um Gol BX chaleira vermelho. Naquele ano, Thiago foi o piloto mais jovem da história da competição. “Esse carro foi fundamental para me dar bastante experiência”, expõe.

Nas pistas
O são-bentense ainda não conquistou uma vitória, mas tem números bastantes expressivos para um piloto tão jovem. Por exemplo, em 2020 ele terminou o campeonato estadual em segundo lugar, com a diferença de um ponto para o campeão. “Toda corrida finalizada sempre fica na memória, é uma emoção muito diferente, todos os meus pódios sempre foram muito especiais”, orgulha-se.

Para ele, uma das suas participações marcantes foi em Joaçaba, no ano passado, quando sofreu acidente, capotando o carro três vezes. Mesmo assim, no dia seguinte, o veículo estava perfeito para a corrida. “Graças ao trabalho do meu pai e da nossa equipe”, entrega. Agora, o representante da equipe Baum Racing dirige um Gol G2 1995, e terá pela frente mais cinco etapas até terminar o Campeonato Catarinense de Automobilismo.

Calendário das corridas
– 13 e 14 de abril: Autódromo Aldo Leal Tramontini (Santa Cecília)
– 08 e 09 de junho: Autódromo Max Mohr (Ascurra)
– 04 e 05 de agosto: Autódromo Cavalo de Aço (Joaçaba)
– 22 e 23 de setembro: Autódromo Plácido Gaissler (Mafra)
– 19 e 20 de outubro: Autódromo Alceu Feldmann (Lontras)

Leia a matéria completa no jornal impresso desta quinta-feira (11).


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-17 at 16.18
sirene-pm-iml-igp-morte_12426-750x430
igreja-cristo-rei-26273-1
Padre Humberto - Zuciane Peres (1)
WhatsApp Image 2025-04-16 at 12.11

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas