Várias campanhas começaram a se desenrolar na cidade nos últimos dias com objetivo de auxiliar o Rio Grande do Sul. Uma das ações é liderada por Guilherme Schritki e Cristian Dias, dois amigos que se uniram com o propósito de levar um ônibus repleto de mantimentos até a região metropolitana de Porto Alegre. Eles só não imaginavam que a iniciativa tomaria proporções tão grandes.
A ideia surgiu após Guilherme ouvir o áudio de um bombeiro do estado gaúcho contando para um colega da corporação como havia sido o resgate em meio ao caos da enchente. O profissional relata que uma criança pediu para salvar uma boneca que estava boiando em meio as águas, mas ao se aproximar percebeu que se tratava de um bebê morto.
Comovido com o áudio e movido pelo desejo de fazer a diferença, ele entrou em contato com Cristian na intenção de arrecadar donativos. A ideia era levar os itens até o fim dessa semana, porém, as doações foram tantas que ontem já foi encaminhada uma carreta repleta de mantimentos para o porto de Itajaí. A carga deve chegar hoje no Rio Grande do Sul e pelo menos mais uma viagem como essa será feita, além do plano inicial com o ônibus.
Entre os principais apoiadores está a Condor, que doou rodos, esponjas, luvas, vassouras, pás de lixo, escovas de dente, mop e kits de pintura, totalizando 132.842 produtos. Outras empresas, associações e pessoas físicas também se mostraram engajadas, tanto é que os donativos não param de chegar nos pontos de coleta e na Chácara Anísio Dias, em Serra Alta, espaço que concentra toda a campanha.
O objetivo, segundo Cristian, é levar o quanto antes as mercadorias até os mais necessitados. E para garantir que as famílias recebam esses itens, a Defesa Civil de São Bento do Sul contatou o órgão do Rio Grande do Sul, que ficará responsável por auxiliar na distribuição.
O que doar
No momento são necessários materiais de higiene e limpeza, água, alimentos não perecíveis, medicamentos, repelentes e ração para os animais. Há pontos de coleta da Academia Telles; Delegacia da Polícia Civil; Casa de Carnes; Barbearia Degamô; Colchões Ortobom; Microcell; Agropecuária São Luiz; Barbearia Verdi e Tigre Outlet; Borracharia Carvalho (no Cruzeiro e em Campo Alegre).
Dúvida/informações podem ser obtidas pelos telefones 99158-9059 (Guilherme) ou 99754-2290 (Cristian).
Outras ações
A Associação de Transporte do Norte Catarinense (Astran) também está focada em auxiliar as famílias gaúchas. Na segunda-feira já foi enviado um caminhão lotado de donativos para o Rio Grande do Sul e novas cargas devem seguir ao longo da semana. Um dos transportes, inclusive, será disponibilizado pela Rodolog.
As doações podem ser deixadas na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Borracharia Viera, Recapadora Colombo, ArteMetal, Vintage Móveis, Madebraz Madeiras, Marmoraria Serra Alta, Cezinha Adesivos (Piên), além da Astran situada na Rua Avenida Prefeito Ornith Bollmann, no bairro Brasília. Quem não puder levar até esses locais, pode entrar em contato com Bárbara pelo telefone 99996-8950
Quem também se uniu a causa foi a Acisbs e a Câmara de Vereadores, abrindo seus espaços para ponto de coleta. Além disso, é possível deixar donativos na Smartmaq, Rede de Postos Norte e Avenida Automotive.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕