A participação do juiz federal Joseano Maciel Cordeiro em palestras para alunos do 2º ano do Colégio Estadual Frederico Guilherme Giese, em Piên, foi um estímulo para os adolescentes que se preparam para escolher a carreira a qual pretendem seguir. Afinal de contas, foi ali, nesta escola, que o magistrado estudou por alguns anos. As palestras, realizadas nos três turnos, sexta-feira (7), fizeram parte do projeto Profissões, desenvolvido pela instituição para garantir oportunidade aos alunos de conhecer diferentes atividades no mercado de trabalho.
Cordeiro atua desde o final de 2015 na 1ª Vara Federal de Jaraguá do Sul, a qual é responsável por processos em outras seis cidades da região: Corupá, Guaramirim, Massaranduba, Schroeder, São Bento do Sul e Rio Negrinho.
Ao conversar com os alunos, Joseano não escondeu a emoção por ter a oportunidade de retornar ao colégio. “Foi aqui que tudo começou. Estar aqui mais uma vez é uma viagem no tempo para mim”, disse o magistrado de apenas 34 anos de idade.
O rapaz, de origem humilde, nunca frequentou cursos preparatórios para vestibulares. “Durantes três meses antes do vestibular estudava das 8 horas até às 23 horas. Durante todo este período mantive este ritmo e, mesmo sem ter frequentado cursinho, mesmo sem cotas para alunos de escola públicas como existem hoje, e mesmo competindo com alunos com uma estrutura muito melhor, consegui ser aprovado”, relatou.
No jornal impresso desta quarta-feira (12) há toda a trajetória do juiz e algumas dicas.