A Assembleia Legislativa desembarca com seus deputados estaduais e servidores em Mafra, no Planalto Norte, levando o programa “Alesc Itinerante”. Nesta terça-feira (5) e quarta-feira (6), o município será sede das atividades legislativas, com a realização das reuniões das comissões permanentes e das sessões plenárias. Esta será a segunda edição do evento este ano, que já passou por São Miguel do Oeste, em junho. No ano passado, esteve em Blumenau, Joinville, Criciúma, Lages e Chapecó.
O foco nestes próximos dois dias serão projetos de interesse do Norte Catarinense. Além disso, as sessões terão espaço destinado aos pronunciamentos de entidades regionais indicadas pelos deputados que integram a Bancada Parlamentar do Norte. As atividades serão realizadas no Espaço Álamos. “A principal importância do Alesc Itinerante é aproximar o Parlamento da sociedade catarinense e de suas demandas locais e regionais. A Alesc fica ainda mais perto do cidadão catarinense”, destacou o presidente Julio Garcia (PSD).
Tarifaço
Um dos temas prioritários na volta dos trabalhos legislativos será o impacto do tarifaço do presidente Donald Trump sobre a economia do Planalto Norte. Conforme a Fiesc, 42% do que é produzido na região tem os EUA como destino, sobretudo produtos como madeira e seus derivados. Encontrar formas de ajudar a região é missão para os parlamentares nestes dias.
Lista
As manifestações do final de semana mostraram a força da direita e das lideranças conservadoras do país. Em Florianópolis, o senador Esperidião Amin disse que o Senado já tem 35 assinaturas para iniciar o processo que pode levar ao impeachment de Alexandre de Moraes. “Faltam seis assinaturas, precisamos saber quais os senadores que não assinaram o pedido”.
Filho 02
Presente no evento realizado na Capital, o vereador carioca Carlos Bolsonaro se mostrou pronto para ser um dos postulantes a uma das vagas ao Senado por Santa Catarina em 2026, apesar das pesquisas em contrário e das críticas de entidades, como a Fiesc. “Sempre tive uma ligação muito forte com Santa Catarina. Eu tenho história aqui”, disse ele, para a surpresa da maioria.
IPVA
O governo do estado anunciou uma boa novidade: os catarinenses já podem pagar o IPVA utilizando o PIX, iniciativa que traz desburocratização e inovação da administração tributária estadual. Um próximo passo poderia ser uma espécie de “refis” para o pagamento de dívidas pendentes, como multas e licenciamentos em atraso, um drama vivido por muitos desde a pandemia.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕