Projeto de Lei apresentado pelo deputado Oscar Gutz (PL) e aprovado no plenário da Alesc estabelece a criação de um programa de coletas itinerantes de sangue em Santa Catarina. Denominado “Vida em Movimento”, o PL, que ainda depende de sanção do governador Jorginho Mello, deverá ser realizado por meio de veículos automotores adaptados para a coleta e o transporte de sangue, obedecendo às normas sanitárias e aos requisitos técnicos estabelecidos por órgão competente, de forma periódica em todas as regiões do estado.
A proposta prevê ainda que o governo do estado deve promover ações de “divulgação, conscientização e mobilização da sociedade acerca da importância da doação de sangue, informando também sobre os locais, as datas e os horários das coletas itinerantes.”
Importância
“Quando eu era prefeito de Pouso Redondo, faltou sangue durante a pandemia de Covid e nós vimos a necessidade de estimular a coleta de sangue em locais onde não existe estrutura para isso”, explicou Gutz. “Desde que tomei posse como deputado, propus esse projeto, porque do jeito como está hoje, é difícil para quem mora longe doar sangue.”
Desrespeito
Vídeo divulgado pelo Portal JMais mostra o prefeito de Bela Vista do Toldo, Carlinhos Schiessl (MDB), afrontando um policial militar durante uma abordagem no município. A ação aconteceu quando agentes de segurança pararam um homem que dirigia sem usar cinco de segurança, com os olhos vermelhos e cheiro de bebida alcoólica.
Câmeras
As cenas em Bela Vista do Toldo foram gravadas pelas câmeras corporais de um dos policiais. Chamado ao local pelo infrator, o prefeito disparou: “Tem certeza do que você tá fazendo? Você quer guerra comigo?”. O episódio lamentável mostra a arrogância do prefeito e também revela a importância do equipamento, que serve também para proteger o policial.
Portos
Os portos de SC movimentaram o equivalente a 2,56 milhões de contêineres de 20 pés em 2024. O número representou um incremento de 6,6% frente a igual período do ano anterior. Os embarques foram responsáveis por 48,1% da movimentação de contêineres e os produtos desembarcados por 51,9%. Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕