Agilidade na nova “Emenda PIX”

Governo e deputados aprovam nova versão das transferências diretas para municípios em tempo recorde, após suspensão das “Emendas PIX” pelo STF

• Atualizado 3 meses atrás.

Em menos de um mês, o governo do estado e os deputados estaduais encontraram uma saída e a nova versão do modelo de transferências diretas para os municípios foi aprovada no plenário da Alesc. No início de outubro, a ministra do STF, Cármen Lúcia, suspendeu as chamadas “Emendas PIX”, alegando inconstitucionalidade e falta de transparência, deixando as prefeituras em alerta, com a possibilidade de paralisação de obras.

O governador Jorginho Mello entrou em campo e, com a relatoria do deputado Marcos Vieira (PSDB), saiu do forno legislativo uma alternativa às transferências especiais voluntárias (TEVs), com as aprovações da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 10/2024 e o Projeto de Lei (PL) 483/2024. A agilidade na tramitação e no encontro da solução mostrou a sintonia entre os poderes, para o bem da sociedade catarinense, que não viu o risco das descontinuidades prevalecer.

Teto
Conforme os textos aprovados no plenário da Assembleia Legislativa, os novos convênios simplificados terão teto de R$ 5 milhões. No caso de obras, estarão dispensados de medições dos engenheiros os convênios com valor inferior a R$ 1,5 milhão. Esses valores serão atualizados anualmente pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Parceria
Na abertura do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (Comac), que ocorre em Balneário Camboriú, o governador Jorginho Mello destacou a parceria com os municípios e a retomada das transferências voluntárias. “A minha primeira missão quando assumi o Governo foi ouvir as demandas de todos os nossos 295 prefeitos”, disse.

Desafios
O Comac é a oportunidade que novos prefeitos e prefeitas têm de discutir soluções para os desafios a serem enfrentados pelas cidades de SC. Temas como infraestrutura, saúde, educação e gestão pública estão em debate no ExpoCentro. O encontro começou na terça (5), com o “Fórum de Governança Municipal: Desafios dos Novos Gestores”, e segue até sexta-feira (8).

Constituição
O ex-presidente Michel Temer; o ministro do STF Dias Toffoli, o procurador-geral da República Paulo Gonet; a ministra do TSE, Edilene Lôbo; e o ministro do STJ, Marco Aurélio Buzzi; estarão presentes no Congresso de Direito Constitucional e Legislativo, nesta quinta (7) a sexta-feira (8), na Alesc, em Florianópolis, em homenagem aos 35 anos da Constituição de SC.


 

Últimas notícias

Ilustração do signo de Áries dentro de um círculo rosa
Criança loira em aula de natação com instrutora, em piscina coberta
Notas de falecimento (site) (3)
Prato branco com risoto decorado com cebolinha e castanhas picadas
BURACO - Christian Hacke (3)

Mais lidas

WhatsApp Image 2025-07-08 at 15.03
pexels-cottonbro-10466266
acidente no bairro centenário
WhatsApp Image 2025-07-09 at 15.43
Ozany-Pfleger-feminicidio-Rio-do-Sul-944x531

Notícias relacionadas