Um agente penitenciário temporário foi preso em flagrante ao tentar entregar quatro relógios inteligentes (smartwatch) a um detento de alta periculosidade na penitenciária da Ponta Aguda, em Blumenau, na manhã de terça-feira (25). A abordagem ocorreu durante a liberação dos presos das celas para as atividades diárias, quando um policial penal percebeu a atitude suspeita do agente, que acabou confessando a intenção de repassar os dispositivos eletrônicos ao detento.
De acordo com a direção da penitenciária, por volta das 11 horas, durante o encaminhamento dos detentos para atividades laborais e encontros com advogados e familiares, o agente tentou entregar quatro apple watch e dois carregadores para um preso com passagens por crimes como roubo e tráfico. Esses dispositivos possuem funcionalidades similares a celulares, permitindo comunicação externa.
A tentativa foi percebida por um policial penal, que notou o comportamento suspeito do agente. O profissional foi abordado e, após relutar em confessar, passou por um scanner, onde acabou entregando os eletrônicos e recebeu voz de prisão. Há suspeitas de que ele já tenha realizado outras entregas anteriormente, mas nunca havia sido flagrado. A recente instalação de câmeras de última geração na unidade foi fundamental para a identificação do crime.
Diante do ocorrido, o detento será transferido para outra unidade prisional, onde ficará em regime de isolamento. Apesar de temporário, o agente penitenciário será submetido a um processo administrativo e pode ser impedido de ocupar cargos públicos, além de ser afastado da função. Após ser conduzido à delegacia, ele foi liberado após os procedimentos. As investigações seguem sob responsabilidade da Polícia Penal.
Informações são do portal NSC Total.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕