Ações contra fraudes no Universidade Gratuita

Secretária da Educação anunciou medidas como a inclusão da Polícia Civil nos procedimentos relacionados aos programas

• Atualizado 19 dias atrás.

Secretária da Educação (SED), Luciane Ceretta (Foto: Eduardo Valente / Secom)

As denúncias de fraudes no programa Universidade Gratuita abalaram não apenas a credibilidade do maior programa estadual de acesso ao ensino superior do Brasil, mas colocaram em xeque a responsabilidade da gestão pública. O relatório do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), que aponta inconsistências em mais de 18 mil inscrições de um total de 32 mil, revela um possível prejuízo de cerca de R$ 300 milhões.

Diante da gravidade dos fatos, a secretária da Educação (SED), Luciane Ceretta, anunciou medidas como a inclusão da Polícia Civil nos procedimentos relacionados aos programas, além da criação de um Disque-Denúncia 0800, que reforça o papel do controle social. Mais: todas as universidades envolvidas terão que revisar criteriosamente a documentação dos bolsistas e aprimorar seus próprios processos internos de investigação.

Transparência
Outras medidas apontam para uma mudança de postura mais estrutural, como a publicação de editais antes do período de matrícula, a criação de um novo simulador de índice de carência, e a transparência reforçada com divulgação semestral de listas de contemplados, relatórios detalhados e ações de contrapartida.

Turismo
Levantamento da Fecomércio de São Paulo, com base no IBGE, aponta que SC teve o segundo maior crescimento do país no setor de turismo entre janeiro e março deste ano. O aumento foi de 11,5%, bem acima da média nacional, que ficou em 4,9%. Para o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, a forte presença de turistas estrangeiros impulsionou o resultado.

Governo
O presidente do TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto, assume o governo do estado nesta sexta-feira e fica no cargo até o dia 25. No período, o governador Jorginho Mello lidera comitiva estadual em missão ao Japão e à China. Num gesto político, o presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD) – terceiro na hierarquia –estará de licença de sua função.

Missão
Segunda na hierarquia do estado, a vice-governadora Marilisa Boehm – ao lado da secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif – lidera a missão a Portugal e Espanha em busca de novas parcerias nas áreas de turismo e inovação tecnológica, além de buscar atração de novos investimentos para SC. Uma das paradas será no parque de inovação da região da Catalunha, um dos principais da União Europeia.


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Ozany-Pfleger-feminicidio-Rio-do-Sul-944x531
Judô
Batata cortada ao meio recheada com cogumelos com queijo
Quem-e-o-influenciador-que-morreu-apos-BMW-capotar-na-BR-470-em-SC-Inspirou-muita-gente-944x531
pexels-cottonbro-10466266

Mais lidas

Notas de falecimento (site) (3)
Notas de falecimento (site) (6)
WhatsApp Image 2025-07-02 at 18.16
WhatsApp-Image-2025-06-30-at-19.56
WhatsApp Image 2025-06-30 at 19.56

Notícias relacionadas