Pelo segundo ano consecutivo, A Gazeta está na final do Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental. A relação dos 27 finalistas, nas cinco categoristas em disputa, foi divulgada sexta-feira (24) pela própria Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina e pela Engie Energia, patrocinadora da iniciativa.
Na categoria Mídia Impressa, o jornal representa a regional de Mafra com o caderno veiculado no Dia da Água, 22 de março, destacando os investimentos em saneamento básico e ações como o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). As matérias, assinadas pelos jornalistas Alexandre Carvalho e Elvis Lozeiko, concorrem com outros oito veículos de comunicação.
Na categoria Fotojornalismo, A Gazeta é uma das três finalistas, ao lado de jornais de Florianópolis e Criciúma. A imagem, de autoria de Elvis Lozeiko, foi veiculada em 20 de julho, um dia após o registro de -3,8ºC em São Bento, a temperatura mais baixa do ano. A foto retrata uma coruja-buraqueira com os olhos “arregalados” em meio aos campos esbranquiçados por causa da geada.
Os campeões serão conhecidos no dia 7 de dezembro, em um jantar que será realizado em Florianópolis. No jornal impresso de sábado e domingo (25 e 26), há detalhes sobre a carreira dos finalistas.