Moradores e pais relatam dificuldades de deslocamento nas escolas após mudanças nas vias

Relatos apontam lentidão e confusão nos acessos; Detru defende medidas e avalia ajustes pontuais
Por:

• Atualizado 14 horas atrás.

Trecho da Capitão Ernesto Nunes é o que tem gerado mais polêmica (Foto: Marcello Miranda / A Gazeta)

Com o retorno das aulas nesta semana, moradores, pais de alunos e educadores voltaram a relatar dificuldades no tráfego central de São Bento do Sul. As mudanças nas vias, realizadas pelo Departamento de Trânsito Urbano (Detru), têm gerado lentidão e confusão nos acessos às escolas, especialmente nos horários de entrada e saída.

A diretora do Colégio São Bento, Salete Spitzner, destaca que o tempo de deslocamento aumentou significativamente. “O trânsito já está carregado desde a Capitão Ernesto Nunes, com muitos cruzamentos conflitando na região próxima ao antigo Knopik. É um fluxo grande demais para a estrutura atual”, afirmou.

Segundo ela, mais de 1.100 alunos frequentam a unidade e a maioria chega de carro, o que representa entre 400 a 500 veículos em circulação nos horários de entrada e saída. A movimentação também se soma ao fluxo do Colégio Bom Jesus. “Se a situação já está difícil com o apoio dos agentes do Detru, imagine quando eles não estiverem mais ali”, alertou.

Um pai de aluno, que preferiu não se identificar, também relatou à reportagem os transtornos enfrentados no dia a dia. “Meu filho estudava no Colégio São Bento e está bem complicado o trânsito. Antes ainda fluía, agora trava. Na frente da Cruz Vermelha, na rotatória, dá confusão. Aqui perto da Prefeitura também travou. Um trajeto que eu fazia em cinco minutos, agora levo dez ou mais”, relatou.

Resposta do Detru
O diretor do Detru, Alessandro Valmor Frederico, reconheceu os transtornos iniciais, especialmente por conta da adaptação dos condutores aos novos trajetos. “Na segunda, muitos pais não sabiam por onde acessar. Alguns paravam na via, ligavam o pisca-alerta e deixavam os filhos ali mesmo. Isso gera lentidão”, explicou.

Segundo ele, a situação já melhorou nos dias seguintes com melhor posicionamento dos agentes e reforço nas orientações. Alessandro afirma que a lentidão nos horários escolares é um problema recorrente em todas as regiões da cidade. “Toda escola tem acúmulo de carros nesses momentos. Podemos pegar a saída do Colégio Froebel, da Castelo Branco e Roberto Grant. Infelizmente, o fluxo de veículos é intenso”, apontou.

O Detru também reconhece gargalos na rotatória da Capitão Ernesto Nunes e na faixa de pedestres em frente à Prefeitura, na Rua Jorge Lacerda, mas afirma que monitoramentos e ajustes pontuais seguirão sendo feitos. “Vamos manter ali na saída da Móveis James um ajustezinho para deixar o pessoal fazer conversão à esquerda (sentido Centenário). O mesmo vale para a saída da Academia Telles e do Ginástico, como sempre aconteceu”, disse.


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Notas de falecimento (site) (7)
Ilustração do signo de Áries em um fundo azul
Ilustração do símbolo e nome do signo de áries em inglês em fundo rosa
WhatsApp Image 2025-08-07 at 20.35
Sopa de lentilha vermelha em recipiente em cima de uma mesa de madeira

Mais lidas

WhatsApp Image 2025-07-25 at 15.29
incêndio em residência
CAPA Golpe na Caixa 2
WhatsApp Image 2025-07-31 at 11.11
Giovanna-Schmidhauser-Schwarzbach-944x531

Notícias relacionadas