A largura das faixas de trânsito na região central de São Bento do Sul tem sido motivo de críticas por parte de motoristas, que relatam sensação de espaço reduzido em determinados trechos. Em resposta, o diretor do Departamento de Trânsito Urbano (Detru), Alessandro Valmor Frederico, afirma que todas as pistas implantadas seguem as normas técnicas de engenharia de tráfego.
Segundo ele, a faixa da rua Benjamin Constant (Rua do Sesi), por exemplo, foi projetada com 3,20 metros, medida superior ao mínimo exigido em vias urbanas. “É uma faixa que atende aos critérios de segurança e dimensionamento técnico. Pode causar estranheza no início, mas está dentro do padrão e não representa risco aos condutores”, explicou Alessandro.
As adequações fazem parte de um conjunto de mudanças no trânsito central, e algumas intervenções ainda estão em fase de testes. No caso das faixas, no entanto, não há previsão de recuo ou ampliação, já que o dimensionamento atende ao padrão adotado pelo município.
Segundo o diretor do Detru, as faixas implantadas na rua Jorge Lacerda (Rua da Prefeitura), onde também há três faixas de circulação. Para efeito de comparação, a faixa da direita na Jorge Lacerda possui 2,50 metros de largura, e as demais 2,60 metros. Já na Rua Capitão Ernesto Nunes, por exemplo, a faixa central (sentido Centenário–Centro) possui 3,10 metros, a da direita 2,80 metros e a nova pista de retorno 2,70 metros”, explica.
Confira mais informações sobre a mudança no trânsito na edição impressa de sábado (2).
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕