Uma família de Jaraguá do Sul, viveu momentos de susto ao encontrar uma cobra caninana, a maior serpente de Santa Catarina, descansando dentro do berço de um bebê. Apesar do cenário assustador, o bebê não estava no cômodo no momento. A serpente foi resgatada em segurança pela Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) na quarta-feira (30).
Responsável pelo atendimento, o biólogo Gilberto Ademar Duwe compartilhou o vídeo do resgate nas redes sociais. O bebê estava em outro cômodo seguro e longe do quarto. O animal foi devolvido à natureza após a remoção.
A caninana, ou Spilotes pullatus, não é uma cobra peçonhenta. É uma espécie importante para o equilíbrio do ecossistema, já que se alimenta de roedores, aves, lagartos e até outras serpentes. Com coloração marcante, corpo preto com manchas e listras amarelas, pode atingir até 2,5 metros e tem hábitos diurnos, preferindo áreas de vegetação densa.
Autoridades ambientais reforçam que, ao encontrar uma serpente, o correto é acionar órgãos competentes, como a Fujama ou o Corpo de Bombeiros. A captura ou morte de animais silvestres é crime ambiental, com penas previstas por lei, incluindo multa e reclusão.
As informações são do portal NSC Total.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕