Detru fala da circulação de caminhões no Centro e comenta sobre largura das novas faixas

Entre os temas mais recorrentes estão também as faixas estreitas nas vias alteradas
Por:

• Atualizado 16 horas atrás.

Um dos pontos levantados foi a presença frequente de caminhões de grande porte circulando em horário comercial (Foto: Jonei Schritki / A Gazeta)

Após o início da fase de testes das alterações viárias no Centro de São Bento do Sul, o Departamento de Trânsito Urbano (Detru) tem recebido uma série de questionamentos por parte da população. Comerciantes, motoristas de aplicativo, condutores em geral e outras pessoas da comunidade têm acompanhado de perto os impactos iniciais das mudanças, que incluem a criação de novas faixas, alteração de sentidos e proibição de algumas conversões.

Um dos pontos levantados pela população foi a presença frequente de caminhões de grande porte circulando em horário comercial nas vias centrais, o que pode impactar a fluidez do tráfego. Sobre isso, o diretor do Detru, Alessandro Valmor Frederico, afirmou que já há diálogo com grandes empresas. Segundo ele, “as carretas do Fort vêm depois das 19 horas, e aos sábados, os veículos menores buscam horários específicos para abastecimento”. Ele ainda defendeu que, para empresas maiores, pode ser estudada uma rota exclusiva para caminhões, proposta que pode ser analisada para futuras regulamentações.

Entre os temas mais recorrentes estão também as faixas estreitas nas vias alteradas, dúvidas sobre ciclovias, e a entrada e saída de veículos em pontos com grande movimentação, como o Fort Atacadista, na Rua Jorge Zipperer. A reportagem recebeu os questionamentos da comunidade e buscou as respostas junto ao Detru, que coordena a execução dos testes.

Além disso, a sensação de que as novas faixas, especialmente na Capitão Ernesto Nunes e Jorge Zipperer ficaram estreitas, também foi comentada pelos condutores. Questionado, Alessandro explicou que todas seguem os parâmetros técnicos estabelecidos. “O Manual Brasileiro de Sinalização define como largura mínima de uma pista de circulação urbana 2,70 metros, e é isso que está sendo seguido”, frisou.


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Bolo de cenoura e nozes cortada ao meio com bolo inteiro ao fundo em uma mesa branca
Futsal Joguinhos
corpo de bombeiros
YOGA - Divulgação
Ilustração em preto e vermelho de homens jogando futebol com o nome da série no meio e a imagem de uma mulher ao fundo usando uma camiseta de futebol

Mais lidas

Notas de falecimento (site)
WhatsApp Image 2025-07-25 at 15.29
MIX - Piso dos moveleiros - Layra Olsen Arquivo
Reunião Sindusmobil
Rafael de Andrade Fonseca

Notícias relacionadas