Desde esta sexta-feira (1º), quem utiliza o transporte coletivo de São Bento do Sul e paga a passagem em dinheiro deve ficar atento: não há mais integração gratuita entre linhas. Isso significa que, se o passageiro precisar trocar de ônibus no terminal, terá que pagar uma nova passagem.
A dúvida foi levantada por Roselina Piske, moradora do bairro Serra Alta, que entrou em contato com A Gazeta para entender como funcionaria a troca de linhas com pagamento em dinheiro. A dúvida da Roselina é se terá que pagar toda vez que precisar trocar de ônibus, como ao desembarcar no terminal e embarcar em outra linha. De acordo com a empresa, a resposta é sim. Ou seja, quem pagar em dinheiro e precisar utilizar dois ônibus, por exemplo, terá que pagar duas passagens, totalizando R$ 12, e assim por diante, dependendo de quantas linhas forem necessárias até chegar ao destino.
Quem faz integração, ou seja, precisa trocar de ônibus para seguir o trajeto, o sistema permite um intervalo de até 1h20 para usar o mesmo cartão sem pagar nova tarifa, desde que o deslocamento siga no sentido da viagem. Em casos de perda, roubo ou defeito, o cartão poderá ser bloqueado e reemitido com recuperação do saldo, desde que o usuário esteja com o cadastro atualizado. A segunda via terá o custo de cinco tarifas vigentes.
Para facilitar a transição, somente no último mês a Coletivos Rainha realizou o cadastro de mais de 1.500 idosos que utilizam o transporte gratuito. “Não precisam recarregar, nem nada”, explica a empresa. Assim, pessoas com 65 anos ou mais que já adquiriram o cartão podem utilizar o transporte sem preocupações. Pessoas com deficiência que têm direito ao transporte gratuito também estão sendo atendidas por meio do CRAS ou diretamente pelas empresas em que trabalham, no caso de beneficiários de vale-transporte.
Veja outras dúvidas em relação a esta mudança no transporte coletivo:
– Não troquei meus passes de papel, o que preciso fazer agora?
– Ainda não fiz o cartão, como posso usar o transporte coletivo de São Bento
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕