Ainda não fiz o cartão, como posso usar o transporte coletivo de São Bento?

Novo sistema de bilhetagem eletrônica traz dúvidas e desafios para usuários em São Bento do Sul

• Atualizado 21 horas atrás.

Cartão pode ser solicitado pelo app ou no terminal central (Foto: Zuciane Peres / A Gazeta)

Quem ainda não possui o cartão do novo sistema de bilhetagem eletrônica no transporte coletivo de São Bento do Sul poderá embarcar normalmente, desde que pague a passagem em dinheiro. O valor será de R$ 5,30 desta sexta-feira (1º) até segunda-feira (4). A partir de terça-feira (5), a tarifa para pagamento em dinheiro passará a ser de R$ 6 – valor acima da tarifa com cartão, que é de R$ 5,30.

Já para aqueles que têm o cartão em mãos, a integração seguirá normalmente e com valor mais barato, onde a recarga poderá ser feita diretamente no terminal central ou pelo aplicativo. O valor carregado pelo aplicativo estará disponível nos validadores em até 48 horas úteis; ou seja, quem carregar o cartão hoje só poderá utilizá-lo no transporte a partir de terça-feira e só depois verá informações no app SmartMob. Isso ocorre em virtude de o modelo de segurança do sistema estar baseado nos dados registrados no cartão e seu sistema de criptografia, e não na internet.

Aplicativo
Algumas dúvidas são referentes ao aplicativo SmartMob, que pode ser baixado gratuitamente na App Store e no Google Play. Para solicitar o cartão, o munícipe deve acessar a aba “Mais”, no canto inferior direito da tela. Em seguida, deve clicar em “Solicitação de Cartão”. Após a solicitação, será enviado um e-mail em até 48 horas úteis com informações sobre a retirada no Terminal Central.

Para quem já recebeu o cartão, é preciso acessar no aplicativo o ícone “Serviços Online” e, depois, clicar em “Crie sua conta”, também na opção “Mais”. Será necessário preencher os dados obrigatórios para habilitar o sistema.

Uma vez criada a conta, o usuário deve inserir o número que está no verso do cartão, na opção “Adicionar Cartão”. Com isso, o cartão ficará vinculado ao aplicativo. É possível adicionar mais de um cartão, como no caso de um pai que deseja colocar crédito para os filhos.

A recarga pode ser feita por meio da chave Pix, informando o valor desejado. Vale lembrar que o crédito estará disponível nos ônibus apenas 48 horas úteis após o pagamento. Para quem não tem acesso ao aplicativo ou não utiliza Pix, há atendimento no guichê do Terminal Central, onde a equipe da Coletivos Rainha estará auxiliando os munícipes.

Veja outras dúvidas em relação a esta mudança no transporte coletivo:
Não troquei meus passes de papel, o que preciso fazer agora?
Transporte coletivo de São Bento não integra linhas para quem faz pagamento em dinheiro


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