O grupo Hip-Hop X-Style foi o grande vencedor da categoria Danças Urbanas no Festival de Dança de Joinville. O título veio na quarta-feira (23) com a coreografia Espector TEA, que alcançou nota 9,63. Eles já haviam se apresentado um dia antes, conquistando o quarto lugar com a nota 9,2. No dia seguinte, ficaram em primeiro na mesma categoria Infantil, com 9,6. Os dançarinos já retornaram para casa, após permanecerem na cidade da dança de terça a sexta-feira, com apresentações diárias entre competições e palcos abertos.
Neste ano, o grupo foi representado por 40 bailarinos, com idades entre 9 e 14 anos. Eles participaram das categorias infantil e livre com as coreografias Frequência do Som, Espector TEA e Somos Um Só nas Diferenças. Duas delas foram selecionadas para o Palco da Sapatilha, um dos espaços mais prestigiados do festival.
Além do troféu, a vitória teve gosto de dever cumprido, já que no ano passado o grupo não conseguiu o título de campeão. A experiência serviu como incentivo, ajudando a pensar em novas coreografias, figurinos e formas de emocionar o público. “Neste ano trouxemos uma proposta muito significativa, falando sobre o preconceito que o autismo enfrenta. A ideia foi mostrar que o autista também pode se expressar, fazer parte de um grupo e dançar”, acrescenta.
Calendário
O X-Style ainda tem compromissos importantes neste ano. Os são-bentenses vão marcar presença no Dança Catarina, em setembro. Já no mês seguinte, será a vez de mostrar o talento no próprio município, durante o Festidança Escolar. Em novembro, o grupo participa de um festival em Florianópolis, considerado um dos principais eventos da área e que costuma reunir dançarinos de várias regiões. Além disso, a agenda inclui o Garopaba em Dança.
O coreógrafo Danilo Rogério de Lara agradece o apoio dos pais dos dançarinos, tão fundamentais para que eles consigam participar das apresentações, e, claro, o incentivo da comunidade, que sempre contribui com o Hip Hop X-Style. O grupo está oferecendo bolsas de estudo para alunos nascidos entre 2010 a 2013. Interessados podem entrar em contato pelo número (47) 99979-3742. Também há vagas disponíveis para outras faixas etárias.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕