A recente decisão do governo dos Estados Unidos de impor tarifas de até 50% sobre produtos importados do Brasil a partir de 1º de agosto já provoca consequências na economia de São Bento do Sul e região. A medida atinge a indústria moveleira local, cuja principal fatia das exportações – 62% do volume – tem justamente como principal destino o mercado norte-americano.
A principal preocupação é que os efeitos negativos da medida já são sentidos: embarques de contêineres foram suspensos, com redução e até paralisação da produção em algumas empresas do setor. Para os empresários, o aumento das tarifas tem motivações políticas, e não econômicas, exigindo do governo brasileiro uma atuação firme na tentativa de reverter a situação.
Neste primeiro momento, ainda não ocorrem demissões, mas há empresas concedendo férias coletivas aos colaboradores. Como existem muitas incertezas sobre o assunto, toda a classe empresarial está angustiada, muitos ainda sem saber o que fazer. Afinal, ainda existe a esperança de que a tarifa extra sobre os produtos brasileiros possa ser revogada, desde que ocorra um acordo entre os dois países.
Empresários e entidades de São Bento do Sul se uniram em mobilização contra o tarifaço. Clique neste link para saber mais detalhes.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕