Quatro são-bentenses embarcaram nesta quinta-feira (24) com destino a Goiânia para vivenciar de perto o Rally dos Sertões 2025, cuja largada está programada para este sábado (26), com início do prólogo às 10 horas. O percurso desse ano será de 3.482 quilômetros, passando pelos estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco, terminando em Alagoas no dia 3 de agosto.
Defendendo o posto de bicampeão consecutivo, o navegador Gunnar Dums corre mais uma vez ao lado do experiente piloto Denísio Nascimento, pela equipe Bompack Racing. “É nosso quarto ano juntos. A expectativa é boa, a gente ganhou os últimos dois anos com a UTV e queremos repetir por mais um ano. O campeonato (Brasileiro) nesse ano não estamos liderando, mas estamos bem perto. Trabalhamos bastante para evoluir o carro e vamos pra cima, tentar levar mais essa prova”, cita Gunnar, que vai correr com o Maverick R, mesmo UTV do ano passado.
Representante na categoria carros, o navegador são-bentense Luis Felipe Eckel corre neste ano ao lado do piloto Cristian Baumgart. “Vou correr com o Cristian de Toyota Hilux na categoria T1+, que é a categoria principal dos carros, e com a equipe X Rally. A expectativa é boa, vamos tentar disputar para ganhar o rally na geral. Temos um carro que tem essa condição de ganhar, é tentar sair com a vitória”, disse. “A equipe está muito boa e bem estruturada. Vamos só nós com a equipe, então toda a estrutura vai só para nós. Temos uma chance legal, vamos ver o que acontece”, completou Eckel.
Expectativa positiva
André Munhoz também estreia com piloto novo na competição. Ele, que terminou no ano passado na segunda posição da categoria e na 10ª posição geral entre os UTVs, promete muita entrega neste ano. “Vou correr com o Daniel Masseridian, um brasileiro que mora em Portugal e está vindo para correr o Rally. Estamos na equipe Gugelmin Racing mais uma vez e a expectativa é fazer uma boa prova. Temos um carro novo, preparado na Salt Racing, em Portugal, que é quem prepara os UTVs de fábrica da Can-Am pra correr o Rally Dakar”, frisou.
Conforme Munhoz, a organização já adiantou que os competidores encontrarão um solo muito mais dificultoso que a edição passada. “Esse rally promete ser bem duro, diferente do ano passado. Nesse ano é pra ser algo mais raiz, largando de Goiânia. Vai ser bem difícil e com bastante quebradeira. Isso é bom porque quanto mais difícil, melhor fica o gosto da vitória depois. E espero que possamos ter esse gosto”, finalizou.
Repetindo a dupla do ano passado, Idali Bosse e Jean Azevedo tentam esquecer o último rally, que fez a dupla abandonar a competição após uma série de quebras. “A grande mudança é que ano passado corremos representando a Polaris e nesse ano vamos representar a Can-Am. É um carro muito competitivo e que é maioria no grid”, falou.
“Esse ano está muito competitivo, as duplas estão muito fortes. Temos o Deni e o Gunnar que são os atuais campeões, mas temos outras duplas fortes também. Vai dar bastante trabalho andar na ponta e buscar uma vitória na prova”, completou Bosse.
Fique de olho
Você pode acompanhar o desempenho dos são-bentenses Gunnar Dums, Luis Felipe Eckel, André Munhoz e Idali Bosse através do Instagram do Rally de Sertões pelo @sertoes.
Programação:
– Dia: Sábado (26)
– Etapa: Prólogo/Super Prime: Senador Canedo e Goiânia (GO)
– Distância: –
– Dia: Domingo (27)
– Etapa: Primeira etapa: Goiânia (GO)/Unaí (MG)
– Distância: 536 km
– Dia: Segunda (28)
– Etapa: Segunda etapa: Unaí (MG)/Januária (MG)
– Distância: 416 km
– Dia: Terça (29)
– Etapa: Terceira etapa: Januária (MG)/Bom Jesus da Lapa (BA)
– Distância: 434 km
– Dia: 30 de julho
– Etapa: Quarta etapa: Bom Jesus da Lapa (BA)/Xique-Xique (BA) (Maratona)
– Distância: 478 km
– Dia: 31 de julho
– Etapa: Quinta etapa: Xique-Xique (BA)/Petrolina (PE) (Maratona)
– Distância: 470 km
– Dia: 1º de agosto
– Etapa: Sexta etapa: Petrolina (PE)/Delmiro Gouveia (AL)
– Distância: 415 km
– Dia: 2 de agosto
– Etapa: Sétima etapa: Delmiro Gouveia (AL)/Marechal Deodoro (AL)
– Distância: 419 km
– Dia: 3 de agosto
– Etapa: Oitava etapa: Marechal Deodoro/Barra de São Miguel
– Distância: 314 km
Distância total: 3.482 km
Especiais: 2.215 km
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕