A partir desta quarta-feira (23), A Gazeta apresenta uma nova coluna quinzenal: Hallo Heimat. O espaço abordará o resgate das origens e costumes da cultura germânica, com temas que convidam à redescoberta de hábitos, rituais, memórias e legados dos países de língua alemã.
A autoria é de Clay Schulze, de Blumenau, entusiasta da cultura alemã, presidente do Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau, vice-presidente do Männerchor Liederkranz (fundado em 1909) e integrante do Blumenauer Volkstanzgruppe, o mais antigo grupo folclórico em atividade na cidade. “Somos descendentes daqueles que, há 200 anos, deixaram a Germânia em busca de dignidade e esperança no Brasilien. As décadas e as leis silenciaram nossa voz, mas não nossa essência. Hallo Heimat nos reconecta com nossas raízes adormecidas”, destaca.
Com artigos já publicados no portal O Blumenauense, a coluna agora alcança também os leitores de São Bento do Sul, explorando tradições, músicas, histórias e figuras que mantêm viva a identidade germânica em solo brasileiro.