História de seu Geraldo alerta para os cuidados com o câncer de laringe: “Eu renasci”

Morador de São Bento venceu o câncer de laringe e hoje leva mensagem de esperança e prevenção

• Atualizado 2 horas atrás.

Geraldo Kobren conta sua história (Foto: Jonei Schritki / A Gazeta)

“Eu achava que nunca ia acontecer comigo”. Foi assim que seu Geraldo Kobren, de 59 anos, reagiu ao diagnóstico de câncer de laringe. Morador de São Bento do Sul e conhecido entre familiares e amigos por sua alegria e espírito agregador, ele viu sua vida mudar em 2019, ao passar por uma laringectomia total, cirurgia que retirou completamente a laringe, comprometendo sua voz.

Desde então, vive com traqueostomia e uma prótese fonatória, mas, graças à força de vontade, ao apoio da família e ao acompanhamento do médico Aloysio Enck, especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, seu Geraldo reaprendeu a falar, se reabilitou e segue trabalhando com energia e gratidão. “Você pensa que a doença é que vai te matar, mas o que mata é o psicológico. Se você entra em depressão, se sente sozinho, aí complica. Eu tive sorte. Minha família ficou comigo em cada etapa, nunca vou conseguir pagar tudo o que fizeram por mim”, relata, emocionado.

Foram oito meses sem ingerir nem mesmo água pela boca. A alimentação foi feita exclusivamente por sonda e suplementos, fornecidos pelo sistema público. “Fiquei internado, operado, e a Rede Feminina, o Hospital, a Secretaria de Saúde… só tenho a agradecer. O atendimento foi excelente”, disse.

Hoje, seu Geraldo é considerado clinicamente curado do câncer, após mais de cinco anos de acompanhamento e sem sinais de recidiva da doença. Para se comunicar, ele utiliza uma prótese fonatória, um pequeno dispositivo implantado entre a traqueia e o esôfago, que permite a produção da voz por meio da vibração do ar ao ser expelido. Com o auxílio do aparelho e da fonoaudiologia, ele reaprendeu a falar e retomou a rotina com autonomia.

Atualmente, ele trabalha em uma metalúrgica, faz churrasco com a família nos fins de semana e não abre mão da vida simples. “Eu renasci. Minha filha sempre diz isso. Foi um milagre. Se você sentir qualquer sintoma, procure um médico. Não deixe pra amanhã. Dinheiro você recupera. A saúde, não!”, alerta. “Não espere sentir muito. Sentiu que tem algo estranho? Vá ao médico. Porque a saúde é uma só, e o câncer não avisa quando chega”, aconselha.

A história do seu Geraldo alerta para os cuidados com o câncer de laringe e reforça o Julho Verde, campanha nacional de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço. Clique neste link e confira o aumento dos casos deste tipo de câncer na região e orientações para prevenção.


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Mulher com o cabelo longo, ondulado, usando vestido branco com brilhos e batom vermelho posando para foto em fundo com painel branco
Bolo de carne com pedaços de cheiro-verde em cima de tábua preta
HORAS MÉDICAS - FOTO Elvis Lozeiko (2)
CAMPANHA DA FECOMÉRCIO - FOTO Elvis Lozeiko (5)
CORRIDA - Divulgação (2)

Mais lidas

WhatsApp Image 2025-07-22 at 15.23
WhatsApp Image 2025-07-18 at 16.15
MIX - Piso dos moveleiros - Layra Olsen Arquivo
Corte de palmeiras - Divulgação (1)
WhatsApp Image 2025-07-19 at 19.43

Notícias relacionadas