Bernardo Gomes de Oliveira, de apenas 3 anos, morreu após ser picado por um escorpião-amarelo escondido dentro de um tênis, na cidade de Cambará, norte do Paraná. Segundo a família, o menino sofreu 33 paradas cardíacas antes de falecer, na tarde desta segunda-feira (14), no Hospital Universitário de Londrina.
O acidente ocorreu na manhã de domingo (13), quando a criança calçou o par de sapatos que estava secando em uma mureta. Pouco depois, saiu correndo e gritando de dor. O escorpião foi localizado mais tarde, escondido sob um tapete dentro da casa. A família mora em um bairro novo com terrenos vazios, e o pai de Bernardo relatou já ter encontrado outros escorpiões no quintal.
Bernardo foi levado inicialmente ao Hospital Municipal de Cambará, onde recebeu os primeiros atendimentos e foi encaminhado para a Santa Casa de Jacarezinho. No entanto, segundo os pais, houve demora na transferência e não havia antiescorpiônico suficiente na unidade, apenas cinco das seis ampolas necessárias. Em seguida, ele foi transferido de helicóptero ao Hospital Universitário de Londrina, já em estado crítico.
A Secretaria de Saúde do Paraná (SESA-PR) afirmou, por meio de nota, que não houve solicitação imediata de antídoto por parte dos hospitais envolvidos e que um processo de investigação foi aberto para apurar o ocorrido. O caso expõe falhas no protocolo de atendimento e distribuição de soros em casos de acidentes com animais peçonhentos no estado.
As informações são do portal G1.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕