Evento une sabores regionais e turismo em Rio Negrinho durante o mês de agosto

Iniciativa é do Núcleo de Turismo da Associação Empresarial

• Atualizado 2 dias atrás.

Júnior e Beatriz falam sobre a iniciativa (Foto: Edson Frankowiak / A Gazeta)

Com a proposta de valorizar a gastronomia rio-negrinhense e atrair turistas da região para conhecer o que de melhor os estabelecimentos da cidade produzem, acontecerá entre os dias 1º a 31 de agosto mais uma edição do Circuito Gastronômico, iniciativa encabeçada pelo Núcleo de Turismo da Associação Empresarial (Acirne). Com o tema “Sabores Regionais”, o evento vai apresentar pratos feitos a partir de mel e embutidos. Conversamos com Beatriz Schwendner Ignaczuk, coordenadora do Núcleo de Turismo, que falou sobre a ação.

Ela explica que a intenção é movimentar um mês ainda pouco explorado para eventos no município. “É um mês de baixa temporada, é um mês mais tranquilo, então a gente vai tentar trazer o pessoal das cidades vizinhas, vai tentar uma parceria com as cabanas, com as fazendas, com o trem também, já que acontecem dois passeios da Maria Fumaça em agosto, para tentar fazer esse pessoal ficar um pouco mais na cidade e aproveitar a gastronomia da cidade. Os pratos vão ter um embutido ou mel, que são dois itens bastante encontrados na cidade”, detalha Bia.

A coordenadora explica ainda que ficará a critério de cada estabelecimento montar o prato que oferecerá ao público, e da mesma forma definir o valor que cobrará pelo mesmo. “Nossa ideia foi fazer isso para que todo mundo que tenha uma porta aberta e sirva alimentação, consiga participar. Queremos fazer com que a cidade se una gastronomicamente da melhor maneira possível”, cita. Uma apresentação da proposta do Circuito Gastronômico foi feita recentemente para empresários do segmento, e a intenção é definir o número de participantes ainda na primeira quinzena de julho para que, a partir daí, se inicie a divulgação do evento.

Além de um prato novo, uma lembrança
Beatriz destaca que, além de oferecer pratos que valorizem a gastronomia local, o circuito contará com uma parceria com a empresa Ceramarte, que confeccionará pequenas panelas exclusivas para o evento e que serão destinadas para as pessoas que experimentarem ao menos três pratos diferentes e em estabelecimentos diferentes durante os dias do circuito. “Essa foi uma parceria que o Zimba (Ricardo Schier) do Café no Bule conseguiu para a gente com a Ceramarte, que vai disponibilizar 300 minipanelas. Acreditamos que será mais uma forma de impulsionar a participação, já que se trata de um produto que é um marco em todo Brasil”, cita.

“O turista que vem para a cidade, ele também vai vir atrás dessa panela da Ceramarte, querer saber onde fica a fábrica. A gente vai aproveitar tudo isso para divulgar no circuito. Sem contar a nossa comida que também é muito boa. Queremos atrair o público e mostrar que a gente tem muito mais do que o passeio do trem, que é muito importante para a cidade, traz muita gente, mas que Rio Negrinho tem muito mais opções a oferecer”, completa.

Sabor da região
Ricardo Schier, o Zimba, destaca que o Circuito Gastronômico, além de buscar a união entre os estabelecimentos da cidade, tem a proposta de fomentar o associativismo. Além disso, busca impulsionar o turismo gastronômico. “O turista que vem até o município quer conhecer coisas locais, quer comer um entrevero, quer comer uma paçoca de pinhão”, comenta.

Sobre a proposta de inserir mel e embutidos nos pratos que poderão ser apreciados durante o circuito, Schier cita o fato de que o mel da região é ainda muito pouco explorado. “Nós temos aqui o mel de melato de Bracatinga, que é um mel extremamente raro, são apenas em torno de 700 e poucas cidades no mundo que tem esse mel” explica.

Júnior Sobczak, que é consultor de núcleos da Associação Empresarial destaca que uma das metas da Acirne é fazer com que seus associados possam atrair novos clientes e aumentar seus faturamentos. “A Associação Empresarial tem essa função de trazer resultados”, enfatiza. Ficará a cargo da entidade também oportunizar todo material de marketing para impulsionar os estabelecimentos participantes.

No jornal impresso do dia 4 de julho de 2025 você confere mais detalhes sobre os impactos esperados para o comércio local.


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Ilustração de um carneiro em tons de lilás e rosa com o símbolo de Áries abaixo, sobre fundo rosa-claro
acidente_das_br_corupa_dasr414-1024x768
Jessé Gustavo
Notas de falecimento (site)
Creme de beterraba em recipiente marrom com folha de salsinha

Mais lidas

WhatsApp Image 2025-07-08 at 15.03
pexels-cottonbro-10466266
acidente no bairro centenário
WhatsApp Image 2025-07-09 at 15.43
Notas de falecimento (site) (1)

Notícias relacionadas