Veja os benefícios da equoterapia para a saúde física e mental

Abordagem terapêutica utiliza o contato direto com o cavalo para estimular o corpo e a mente do paciente

• Atualizado 7 horas atrás.

Menina com o cabelo preso em trança, usando regata azul, e short jeans e óculos andando a cavalo com ajuda de adulto
A equoterapia pode ajudar crianças com dificuldades motoras (Imagem: Iryna Inshyna | Shutterstock)

A fisioterapia com cavalos, também conhecida como equoterapia, é uma abordagem terapêutica que utiliza o contato direto com o animal e os movimentos dele para estimular o corpo e a mente do paciente. Essa prática é indicada para pessoas de todas as idades e pode trazer benefícios físicos. É especialmente recomendada como apoio em casos de deficiências físicas, transtornos neurológicos, distúrbios emocionais e dificuldades de aprendizagem.

Segundo o professor Hélio Fernando Tibúrcio, especialista em fisioterapia e coordenador do curso da Faculdade Anhanguera, durante as sessões, o paciente realiza exercícios montado ou em contato próximo com o cavalo, que oferece um movimento tridimensional, rítmico e constante. “Esse movimento simula a marcha humana e estimula o equilíbrio, a coordenação motora e a postura, ajudando na reabilitação de diversas condições”, explica. 

Benefícios da equoterapia 

Segundo o professor, entre os benefícios comprovados da equoterapia, estão a melhora da força muscular, coordenação motora, postura, equilíbrio, respiração e até da comunicação em pacientes com dificuldades de interação social.

Além disso, conforme Hélio Fernando Tibúrcio, o vínculo afetivo que se cria entre o paciente e o animal também atua no emocional, promovendo autoconfiança, redução do estresse e maior motivação para o tratamento. “O cavalo é um verdadeiro parceiro na terapia, oferecendo estímulos que nenhum aparelho pode reproduzir”, destaca. 

Menina com o cabelo preso em trança, usando regata azul, e short jeans e óculos andando a cavalo com ajuda de adulto
A equoterapia pode ajudar crianças com dificuldades motoras (Imagem: Iryna Inshyna | Shutterstock)

Recomendação da equoterapia

A equoterapia é indicada para pessoas com paralisia cerebral, autismo, lesões medulares, traumatismos cranianos, problemas ortopédicos, além de idosos e crianças com dificuldades motoras. “Essa terapia alia a ciência do movimento à conexão com a natureza, trazendo benefícios físicos e emocionais que vão além da reabilitação tradicional”, afirma Hélio Fernando Tibúrcio.

Importância dos profissionais

O professor alerta que a equoterapia deve ser conduzida por profissionais capacitados, que sabem combinar o conhecimento técnico da fisioterapia com o manejo adequado dos cavalos para garantir segurança e eficácia no tratamento. 

Se você busca uma terapia que une ciência, natureza e afeto, a fisioterapia com cavalos, segundo o especialista Hélio Fernando Tibúrcio, é uma opção transformadora para a reabilitação e qualidade de vida.  

Por Bianca Lodi Rieg


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

70 ANOS - Christian Hacke (2)
vacina-contra-a-gripe-22342-1
Panela preta com batata gratinada polvilhada com folhas de coentro
Melissa Kellner
Festival de Inverno - Christian Hacke (9)

Mais lidas

Notas de falecimento (site) (3)
Notas de falecimento (site) (6)
WhatsApp Image 2025-07-02 at 18.16
WhatsApp-Image-2025-06-30-at-19.56
WhatsApp Image 2025-06-30 at 19.56

Notícias relacionadas