A cidade de Bom Jardim da Serra, na Serra Catarinense, registrou na manhã desta quarta-feira (2) a menor temperatura do Brasil em 2025: impressionantes -10,4°C, de acordo com dados da Climatempo. O frio extremo congelou paisagens, veículos e até formou cristais de gelo em chafarizes.
Outros municípios da região também enfrentaram temperaturas negativas. Em São Joaquim os termômetros marcaram -7,78°C, enquanto Urupema teve -7,38°C e Urubici registrou -6,14°C. Vários pontos amanheceram cobertos por gelo, criando uma paisagem típica do inverno rigoroso da Serra.
O fenômeno ocorre em meio a uma forte massa de ar polar que atinge o Sul do Brasil, provocando queda acentuada nas temperaturas em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Na segunda-feira (31), o estado já havia registrado os primeiros flocos de neve do ano. Já na terça-feira (1º), ao menos 27 cidades catarinenses tiveram mínimas abaixo de 0°C.
A previsão para o inverno de 2025 indica um cenário com massas de ar frio mais frequentes e intensas do que as registradas no outono. O clima deve seguir gelado até o fim da estação, que termina em 22 de setembro.
Além do frio, o período é marcado pela atuação de ciclones extratropicais, que aumentam a força dos ventos e causam ressacas no litoral. Também há risco de nevoeiros marítimos e aumento no número de queimadas devido à estiagem, especialmente em agosto.
As informações são do portal G1.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕