Empresa de Rio Negrinho é condenada por morte de trabalhador em máquina

Empresa pagará indenização por danos morais e materiais
Por:

• Atualizado 18 horas atrás.

Leonardo Groni foi vítima fatal de um acidente de trabalho ocorrido em setembro de 2023 (Foto: Arquivo / A Gazeta)

Uma empresa responsável pela produção de pellets de madeira, onde o jovem Leonardo Groni, na época com 27 anos, sofreu um acidente de trabalho que acabou tirando sua vida, foi condenada ao pagamento de indenização por danos morais e danos materiais para os pais do rapaz e que haviam entrado com uma ação. O caso ocorreu em setembro de 2023, no bairro Industrial Sul, em Rio Negrinho.

A sentença do juiz Alfredo Rego Barros Neto, titular da Vara do Trabalho de São Bento do Sul, foi publicada na última semana no site do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região. O pagamento de danos morais é de R$ 86 mil para cada um dos autores (pai e mãe) e ainda mais de R$ 43 mil em danos materiais.

No documento, o magistrado apontou várias irregularidades praticadas pela empresa. “A negligência da ré se evidencia na medida em que a máquina não estava adequada às normas da NR 12, como concluiu o laudo pericial. Ainda, o autor estava sozinho, atuando em maquinário perigoso, sem qualquer supervisão e sem treinamento adequado”, diz trecho da sentença.

De acordo com o documento, as conclusões periciais apontaram que a máquina onde o homem trabalhava se encontrava totalmente fora dos padrões de segurança, e que mesmo a empresa tendo feito várias modificações após o acidente, ainda assim o maquinário não se encontra integralmente adequado às exigências da norma regulamentadora.

Ainda de acordo com a sentença, o acidente sofrido pelo funcionário teve origem na negligência da empresa na fiscalização, treinamento prévio, e na manutenção do maquinário. A empresa ainda pode recorrer da decisão.

O acidente
O acidente ocorreu por volta das 17 horas do dia 23 de setembro de 2023, em um “picador a tambor”, equipamento responsável pelo processamento de madeira em resíduos (cavaco/serragem). No momento do acidente o rapaz, que atuava na empresa desde março daquele ano, operava a máquina picadora de madeira, alimentando a esteira transportadora com o material que seria submetido ao processo de picagem.


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Ilustração minimalista do signo de Áries, representado por um carneiro estilizado em círculo roxo
whatsapp-image-2025-07-02-at-07.07
WhatsApp Image 2025-07-02 at 19.55
montagem de fotos (2)
Recipiente verde-claro com purê de couve-flor decorado com salsinha picada

Mais lidas

WhatsApp-Image-2025-06-30-at-19.56
WhatsApp-Image-2025-01-03-at-14.50
WhatsApp Image 2025-06-30 at 19.56
Notas de falecimento (site) (4)
acidente bairro brasília

Notícias relacionadas