A nova geração de chassis da Stock Car Pro Series, que já está em uso na temporada 2025, marcou presença nas pistas do autódromo do Velopark, no Rio Grande do Sul, neste fim de semana. O modelo ganhou desempenho e leveza graças a um componente com DNA são-bentense: os tubos estruturais fabricados pela ArcelorMittal Tuper, em São Bento do Sul.
Desenvolvida em parceria com outras duas unidades da ArcelorMittal — Serra (ES) e São Francisco do Sul (SC) — a célula de segurança do carro foi projetada com tubos de aço de alta resistência, utilizando uma solução inédita no automobilismo: tubos com costura. O resultado é um chassi mais leve e até seis segundos mais rápido por volta, sem comprometer a segurança dos pilotos. “É muito bom poder verificar que um projeto de anos de trabalho, estudo e engenharia está hoje nas pistas, com alta performance”, destacou o CEO da ArcelorMittal Tuper, Sandro Sambaqui.
O diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da empresa, João Bosco Reis da Silva, complementou: “Estamos trazendo para as pistas a mesma qualidade de aço que já aplicamos nos veículos comerciais nas ruas, com o mesmo compromisso: segurança”.
Além de acompanhar os dados técnicos do projeto, a reportagem da Gazeta foi convidada para uma cobertura especial, com acesso ao paddock, boxes, grid de largada e uma volta rápida no novo carro da categoria. A equipe de Comunicação e Marketing da Tuper também esteve no Rio Grande do Sul. “Estar no autódromo, observar de perto como o aço fabricado na nossa cidade se transforma em segurança de ponta nas pistas, é motivo de orgulho para qualquer são-bentense”, disse Kelsen Souza, gerente do setor.
Conforme os profissionais, a inovação reforça o posicionamento da empresa em três pilares: segurança, sustentabilidade e tecnologia. O aço que protege pilotos também representa o avanço da engenharia local, que ganha visibilidade nacional com cada nova corrida.
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