São-bentense Xande Bastos disputa etapa da Turismo Nacional no Velopark neste fim de semana

Turismo Nacional é considerada a principal porta de entrada para a Stock Car

• Atualizado 1 meses atrás.

Piloto Xande Bastos disputa a etapa gaúcha pela Turismo Nacional e busca o título da temporada (Foto: Divulgação)

Natural de São Bento do Sul, Alexandre Bastos, o Xande, será um dos representantes catarinenses no Velopark neste fim de semana, onde o grande destaque será a disputa da 3ª etapa da BRB Stock Car Pro Series. O piloto, por sua vez, disputará a terceira etapa da categoria Turismo Nacional. Atual líder do campeonato, ele venceu duas baterias e uma prova de resistência de três horas em Cascavel, consolidando seu favoritismo. “A expectativa para o Velopark é boa, mas sabemos que será mais desafiador. Tem muito piloto local com bom acerto de carro. Nosso objetivo é manter a liderança com regularidade e bons pontos”, disse Xande.

A Turismo Nacional é considerada a principal porta de entrada para a Stock Car. Segundo o regulamento da Vicar, organizadora do campeonato, o campeão da categoria garante acesso direto à Stock Car Lite, com todos os custos pagos. Se vencer também essa nova etapa, pode chegar à Stock Car Pro Series com o mesmo suporte.

“Nosso sonho é esse. Ser campeão na Turismo, subir para a Lite e depois chegar na principal. Já mostramos consistência nas duas primeiras etapas. A equipe está muito alinhada e nosso carro está competitivo. Queremos dar mais esse passo”, finalizou o são-bentense.

Xande representa a nova geração do automobilismo brasileiro e leva o nome de São Bento do Sul ao pódio, carregando o apoio da torcida local e de patrocinadores da região. No Velopark, ele busca ampliar sua vantagem e seguir firme rumo ao objetivo maior: correr entre os gigantes da Stock Car Pro Series.

Stock Car e a ArcellorMittal
A temporada 2025 da BRB Stock Car Pro Series marca um novo capítulo na história do automobilismo brasileiro. Após 45 anos de trajetória, a categoria apresenta oficialmente seu primeiro aço certificado e homologado para uso nas pistas: o DP980R, da ArcelorMittal. Desenvolvido no Brasil com tecnologia de ponta, o material é destaque na nova geração de carros com estrutura em formato SUV, que substitui os antigos sedãs.

A companhia, maior produtora de aço do país, fornece o material que estrutura a “safety cage” dos novos modelos, e também atua como patrocinadora oficial da categoria, desenvolvedora de peças de segurança como os bumpers (absorvedores de energia) e produtora dos troféus da temporada.

“A estreia do novo aço da Stock Car, produzido pela ArcelorMittal, é fruto de um trabalho de várias equipes, em diversos setores. Mais do que um marco para o automobilismo e para a indústria do aço, é a prova concreta de que, quando as pessoas têm valores e visão de futuro alinhados, grandes mudanças positivas podem acontecer”, destacou Alexandre Kalil, vice-presidente Comercial da ArcelorMittal.

Com propriedades que combinam leveza e resistência, o aço DP980R também atende a requisitos de sustentabilidade. O projeto contou com a colaboração de engenheiros e pesquisadores do Brasil e da França. A apresentação do novo modelo ocorreu em maio, no GP ArcelorMittal Interlagos, em São Paulo.

Além do protagonismo nacional, a participação da ArcelorMittal na Stock Car tem reflexos diretos em São Bento do Sul. Isso porque, este aço é transformado em tubos na ArcelorMittal – Tuper, unidade instalada no município.

Acompanhe a Stock Car
Criada em 1979, a Stock Car Pro Series é a principal categoria do automobilismo brasileiro. Cada etapa conta com duas corridas (sprint e principal), somando pontos para o campeonato nacional. Entre os principais nomes da atualidade estão Felipe Fraga, Guilherme Salas, Gianluca Petecof, Allam Khodair, Ricardo Maurício, Cacá Bueno e o ex-Fórmula 1 Felipe Massa. A igualdade técnica dos carros valoriza o talento dos pilotos e o trabalho estratégico das equipes.

Agora, a Stock Car desembarca em solo gaúcho para a terceira etapa da temporada de 2025. Neste sábado e domingo, o circuito do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), sedia as corridas do fim de semana com expectativa de casa cheia e disputas acirradas. A pista, que possui apenas 2.278 metros de extensão, é conhecida por suas curvas travadas e retas curtas, o que tende a gerar diferenças mínimas de tempo entre os pilotos.

A programação inicia na hoje com os treinos livres. No sábado, a partir das 15 horas, ocorre a corrida sprint. No domingo, às 12h10, é dada a largada da prova principal. As transmissões serão feitas ao vivo pela Band (TV aberta), canais SporTV e BandSports (TV paga), além do canal oficial da Stock Car no YouTube.


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

PEDALA DIFERENTE (1)
Raiz de gengibre e gengibre cortado em uma madeira
MIX - cinema
Xicara de vidro com chá em cima de uma mesa de madeira
Palhaço Sweet Tooth entre explosões com personagens principais ao fundo no pôster da série

Mais lidas

Notas de falecimento (site)
MIX - Piso dos moveleiros - Layra Olsen Arquivo
Rafael de Andrade Fonseca
WhatsApp Image 2025-07-25 at 20.09
WhatsApp Image 2025-07-25 at 15.29

Notícias relacionadas